• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Saúde e Educação: letramento corporal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Paracambi.

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Oswaldo Normandia Neto (1.164Mb)
Fecha
2023
Autor
Neto, Oswaldo Normandia
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta pesquisa fez parte de uma das etapas do “Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), em nível de Mestrado Profissional”. O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver um aplicativo baseado no Visual Basic ®, Visual Studio 2022® e Sistema Operacional Windows®, para estimular uma cultura de saúde entre os professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus Paracambi, atuantes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com foco no Letramento Corporal (LC). A abordagem deste estudo foi baseada na pesquisa quantitativa, com objetivo exploratório, procedimento ex-post-facto e fazendo uso dos questionários: The Short Form 36 Health Survey (SF - 36), International Physical Activity Questionnaire - short form (IPAQ - SF) e Physical Self-Perception Profile (PSPP). Teve como sujeitos da pesquisa, 19 docentes do IFRJ - Campus Paracambi. Do total de docentes (57,9%) apresentaram estágio de manutenção, praticando atividade física regularmente. Com relação a participação em atividades físicas, especificamente sobre a percepção da condição física, nenhum dos docentes percebeu sua condição física atual como muito boa. Em relação à classificação do nível de atividade física (52,6%), apresentaram um nível moderado de atividade física. Os docentes apresentaram alta Capacidade Funcional, escore alto nos Aspectos Físicos e Sociais. Um baixo escore na Vitalidade, no Estado Geral de Saúde e na Saúde Mental. Notou-se que os escores não foram tão elevados, sendo os dois maiores na Atração Corporal e Força Física. Assim como, um menor escore no domínio, Competência Desportiva. Concluímos que este estudo, assim como seu Produto Educacional, deve contribuir para práticas pedagógicas que estimulem a atividade física como um componente da cultura e da saúde, no ambiente escolar.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1174
Colecciones
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV