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Saúde e Educação: letramento corporal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Paracambi.
dc.contributor.advisor | Souza, Israel | |
dc.date.accessioned | 2024-10-10T15:28:24Z | |
dc.date.available | 2024-10-10T15:28:24Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | NETO, Oswaldo Normandia. Saúde e Educação: letramento corporal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Paracambi. 72 f. Dissertção (Mestrado em Educação Profissional e Tecnologica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1174 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa fez parte de uma das etapas do “Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), em nível de Mestrado Profissional”. O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver um aplicativo baseado no Visual Basic ®, Visual Studio 2022® e Sistema Operacional Windows®, para estimular uma cultura de saúde entre os professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus Paracambi, atuantes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com foco no Letramento Corporal (LC). A abordagem deste estudo foi baseada na pesquisa quantitativa, com objetivo exploratório, procedimento ex-post-facto e fazendo uso dos questionários: The Short Form 36 Health Survey (SF - 36), International Physical Activity Questionnaire - short form (IPAQ - SF) e Physical Self-Perception Profile (PSPP). Teve como sujeitos da pesquisa, 19 docentes do IFRJ - Campus Paracambi. Do total de docentes (57,9%) apresentaram estágio de manutenção, praticando atividade física regularmente. Com relação a participação em atividades físicas, especificamente sobre a percepção da condição física, nenhum dos docentes percebeu sua condição física atual como muito boa. Em relação à classificação do nível de atividade física (52,6%), apresentaram um nível moderado de atividade física. Os docentes apresentaram alta Capacidade Funcional, escore alto nos Aspectos Físicos e Sociais. Um baixo escore na Vitalidade, no Estado Geral de Saúde e na Saúde Mental. Notou-se que os escores não foram tão elevados, sendo os dois maiores na Atração Corporal e Força Física. Assim como, um menor escore no domínio, Competência Desportiva. Concluímos que este estudo, assim como seu Produto Educacional, deve contribuir para práticas pedagógicas que estimulem a atividade física como um componente da cultura e da saúde, no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS MESQUITA | pt_BR |
dc.subject | Letramento Corporal. | pt_BR |
dc.subject | Short Form 36 Health Survey. | pt_BR |
dc.subject | International Physical Activity Questionnaire - short form (IPAQ - SF). | pt_BR |
dc.subject | Physical Self-Perception Profile. | pt_BR |
dc.subject | Research Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREAS | pt_BR |
dc.title | Saúde e Educação: letramento corporal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Paracambi. | pt_BR |
dc.contributor.author | Neto, Oswaldo Normandia | |
dc.type | dissertação | pt_BR |