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dc.contributor.advisorSouza, Israel
dc.date.accessioned2024-10-10T15:28:24Z
dc.date.available2024-10-10T15:28:24Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationNETO, Oswaldo Normandia. Saúde e Educação: letramento corporal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Paracambi. 72 f. Dissertção (Mestrado em Educação Profissional e Tecnologica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1174
dc.description.abstractEsta pesquisa fez parte de uma das etapas do “Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), em nível de Mestrado Profissional”. O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver um aplicativo baseado no Visual Basic ®, Visual Studio 2022® e Sistema Operacional Windows®, para estimular uma cultura de saúde entre os professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus Paracambi, atuantes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com foco no Letramento Corporal (LC). A abordagem deste estudo foi baseada na pesquisa quantitativa, com objetivo exploratório, procedimento ex-post-facto e fazendo uso dos questionários: The Short Form 36 Health Survey (SF - 36), International Physical Activity Questionnaire - short form (IPAQ - SF) e Physical Self-Perception Profile (PSPP). Teve como sujeitos da pesquisa, 19 docentes do IFRJ - Campus Paracambi. Do total de docentes (57,9%) apresentaram estágio de manutenção, praticando atividade física regularmente. Com relação a participação em atividades físicas, especificamente sobre a percepção da condição física, nenhum dos docentes percebeu sua condição física atual como muito boa. Em relação à classificação do nível de atividade física (52,6%), apresentaram um nível moderado de atividade física. Os docentes apresentaram alta Capacidade Funcional, escore alto nos Aspectos Físicos e Sociais. Um baixo escore na Vitalidade, no Estado Geral de Saúde e na Saúde Mental. Notou-se que os escores não foram tão elevados, sendo os dois maiores na Atração Corporal e Força Física. Assim como, um menor escore no domínio, Competência Desportiva. Concluímos que este estudo, assim como seu Produto Educacional, deve contribuir para práticas pedagógicas que estimulem a atividade física como um componente da cultura e da saúde, no ambiente escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectLetramento Corporal.pt_BR
dc.subjectShort Form 36 Health Survey.pt_BR
dc.subjectInternational Physical Activity Questionnaire - short form (IPAQ - SF).pt_BR
dc.subjectPhysical Self-Perception Profile.pt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREASpt_BR
dc.titleSaúde e Educação: letramento corporal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Paracambi.pt_BR
dc.contributor.authorNeto, Oswaldo Normandia
dc.typedissertaçãopt_BR


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