Saúde e Educação: letramento corporal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Paracambi.
Abstract
Esta pesquisa fez parte de uma das etapas do “Programa de Pós-Graduação em
Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), em nível de Mestrado Profissional”.
O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver um aplicativo baseado no Visual Basic
®, Visual Studio 2022® e Sistema Operacional Windows®, para estimular uma
cultura de saúde entre os professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus Paracambi, atuantes na Educação
Profissional e Tecnológica (EPT) com foco no Letramento Corporal (LC). A
abordagem deste estudo foi baseada na pesquisa quantitativa, com objetivo
exploratório, procedimento ex-post-facto e fazendo uso dos questionários: The Short
Form 36 Health Survey (SF - 36), International Physical Activity Questionnaire - short
form (IPAQ - SF) e Physical Self-Perception Profile (PSPP). Teve como sujeitos da
pesquisa, 19 docentes do IFRJ - Campus Paracambi. Do total de docentes (57,9%)
apresentaram estágio de manutenção, praticando atividade física regularmente.
Com relação a participação em atividades físicas, especificamente sobre a
percepção da condição física, nenhum dos docentes percebeu sua condição física
atual como muito boa. Em relação à classificação do nível de atividade física
(52,6%), apresentaram um nível moderado de atividade física. Os docentes
apresentaram alta Capacidade Funcional, escore alto nos Aspectos Físicos e
Sociais. Um baixo escore na Vitalidade, no Estado Geral de Saúde e na Saúde
Mental. Notou-se que os escores não foram tão elevados, sendo os dois maiores na
Atração Corporal e Força Física. Assim como, um menor escore no domínio,
Competência Desportiva. Concluímos que este estudo, assim como seu Produto
Educacional, deve contribuir para práticas pedagógicas que estimulem a atividade
física como um componente da cultura e da saúde, no ambiente escolar.