Mostrar el registro sencillo del ítem
Contribuição do Espaço Ciência Interativa (ECI) para a formação omnilateral dos estudantes do PROFEPT - IFRJ
dc.contributor.advisor | Nascimento, Gabriela Ventura da Silva do | |
dc.date.accessioned | 2024-10-08T18:52:45Z | |
dc.date.available | 2024-10-08T18:52:45Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Francisco Edilberto da. Contribuição do Espaço Ciência Interativa (ECI) para a formação omnilateral dos estudantes do PROFEPT - IFRJ. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1165 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa de mestrado, de abordagem metodológica qualitativa, tem por objetivo analisar as ações do Espaço Ciência InterAtiva (ECI) à luz da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir do olhar dos professores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), a fim de evidenciar possíveis contribuições para a formação omnilateral dos estudantes do referido programa. Para tanto, foi feito um breve resgate histórico das origens da educação profissional no Brasil até a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), e das origens do ECI e do IFRJ/Campus Mesquita, mostrando a estreita relação entre esses espaços, respectivamente, não- formal e formal de educação, e como ela pode contribuir para a formação integral e omnilateral no ProfEPT, referenciais conceituais da EPT. Desse ponto, ocorre um diálogo com os professores participantes da pesquisa, que mostra haver no ECI contribuições para a formação omnilateral dos estudantes do ProfEPT não apenas pelas ações realizadas pelo espaço como também pela própria razão de existir e essência dele. Como produto educacional, foi desenvolvido um material audiovisual aos professores do ProfEPT – IFRJ, acessível via QR-Code com possibilidade de uso de óculos de realidade virtual, sobre a utilização do ECI como ferramenta formativa em EPT. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS MESQUITA | pt_BR |
dc.subject | ProfEPT. | pt_BR |
dc.subject | Omnilateralidade. | pt_BR |
dc.subject | Espaço de educação não-formal. | pt_BR |
dc.subject | Produto educacional. | pt_BR |
dc.subject | Produto educacional. | pt_BR |
dc.subject | Research Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREAS | pt_BR |
dc.title | Contribuição do Espaço Ciência Interativa (ECI) para a formação omnilateral dos estudantes do PROFEPT - IFRJ | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Francisco Edilberto da | |
dc.type | dissertação | pt_BR |