Contribuição do Espaço Ciência Interativa (ECI) para a formação omnilateral dos estudantes do PROFEPT - IFRJ
Resumen
A presente pesquisa de mestrado, de abordagem metodológica qualitativa, tem por objetivo
analisar as ações do Espaço Ciência InterAtiva (ECI) à luz da Educação Profissional e Tecnológica
(EPT) a partir do olhar dos professores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e
Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), a fim de evidenciar possíveis
contribuições para a formação omnilateral dos estudantes do referido programa. Para tanto, foi
feito um breve resgate histórico das origens da educação profissional no Brasil até a criação dos
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), e das origens do ECI e do
IFRJ/Campus Mesquita, mostrando a estreita relação entre esses espaços, respectivamente, não-
formal e formal de educação, e como ela pode contribuir para a formação integral e omnilateral no
ProfEPT, referenciais conceituais da EPT. Desse ponto, ocorre um diálogo com os professores
participantes da pesquisa, que mostra haver no ECI contribuições para a formação omnilateral dos
estudantes do ProfEPT não apenas pelas ações realizadas pelo espaço como também pela própria
razão de existir e essência dele. Como produto educacional, foi desenvolvido um material
audiovisual aos professores do ProfEPT – IFRJ, acessível via QR-Code com possibilidade de uso
de óculos de realidade virtual, sobre a utilização do ECI como ferramenta formativa em EPT.