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dc.contributor.advisorCarletti, Chrystian
dc.date.accessioned2024-10-08T17:40:42Z
dc.date.available2024-10-08T17:40:42Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSANTOS, Adrimar Mariana Machado dos. Saídas a campo: como podem contribuir para uma educação integral? 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1160
dc.description.abstractEsta pesquisa está ligada ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e teve o objetivo de evidenciar a potência da formação humana integral e omnilateral através de saídas a campo realizadas por professores de Geografia. Para tanto, foi necessário identificar as percepções dos professores de Geografia do Instituto Federal do Rio de Janeiro sobre formação humana integral e saídas a campo, bem como, demonstrar criticamente que as saídas a campo são proporcionadoras de uma formação humana integral e omnilateral no Ensino Médio Integrado e ainda produzir como Produto Educacional, um Manual para saídas a campo, visando a uma educação integral e a formar cidadãos críticos, capazes e que incentivem a produção de mudanças. Utilizou-se, para tanto, a abordagem de pesquisa qualitativa de natureza aplicada, que incluiu revisão bibliográfica e a fase de coleta de dados por meio de questionário/formulário através do Google Forms, além da aplicação da análise temática para a compreensão dos resultados da pesquisa. A pesquisa evidenciou que a saída a campo se constitui como um importante instrumento para potencializar o ensino e a aprendizagem na formação de docentes, pesquisadores, discentes e de grupos e movimentos sociais. Além de visar a um posicionamento crítico frente à realidade encontrada, pode contribuir para uma formação humana integral e omnilateral. Potencializadora de uma educação interdisciplinar, a práxis atrelada às saídas a campo proporciona uma relação entre teoria e prática que integra conhecimentos. Nesse sentido, como o trabalho de campo constitui-se como ferramenta para a construção significativa do saber geográfico, os professores de Geografia do EMI do IFRJ, foram convidados a participar da pesquisa. Os mesmos ressaltaram que a função formadora das saídas a campo está presente na EPT, uma vez que aquela participa na formação para o mundo do trabalho e para a transformação social. A presente pesquisa gerou o PE, sendo um Manual para realização de saídas a campo segundo os passos da Pedagogia Histórico-Crítica de forma didática que foi avaliado pelos mesmos professores de Geografia do IFRJ, também através de questionário/formulário do Google Forms. Com a avaliação feita, os professores demonstraram que o Manual proporciona a oportunidade de se fazer saídas a campo de forma planejada, relacionando vivência, conteúdos e prática para uma formação humana integral e omnilateral. Portanto, o Manual com roteiros para realização de saídas a campo, constitui-se como um importante recurso didático para a formação de professores e discentes da EPT.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREASpt_BR
dc.subjectSaídas a campopt_BR
dc.subjectTrabalho de campopt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectTeoria e práticapt_BR
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt_BR
dc.titleSaídas a campo: como podem contribuir para uma educação integral?pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Adrimar Mariana Machado dos
dc.typedissertaçãopt_BR


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