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Saídas a campo: como podem contribuir para uma educação integral?
dc.contributor.advisor | Carletti, Chrystian | |
dc.date.accessioned | 2024-10-08T17:40:42Z | |
dc.date.available | 2024-10-08T17:40:42Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Adrimar Mariana Machado dos. Saídas a campo: como podem contribuir para uma educação integral? 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1160 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa está ligada ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e teve o objetivo de evidenciar a potência da formação humana integral e omnilateral através de saídas a campo realizadas por professores de Geografia. Para tanto, foi necessário identificar as percepções dos professores de Geografia do Instituto Federal do Rio de Janeiro sobre formação humana integral e saídas a campo, bem como, demonstrar criticamente que as saídas a campo são proporcionadoras de uma formação humana integral e omnilateral no Ensino Médio Integrado e ainda produzir como Produto Educacional, um Manual para saídas a campo, visando a uma educação integral e a formar cidadãos críticos, capazes e que incentivem a produção de mudanças. Utilizou-se, para tanto, a abordagem de pesquisa qualitativa de natureza aplicada, que incluiu revisão bibliográfica e a fase de coleta de dados por meio de questionário/formulário através do Google Forms, além da aplicação da análise temática para a compreensão dos resultados da pesquisa. A pesquisa evidenciou que a saída a campo se constitui como um importante instrumento para potencializar o ensino e a aprendizagem na formação de docentes, pesquisadores, discentes e de grupos e movimentos sociais. Além de visar a um posicionamento crítico frente à realidade encontrada, pode contribuir para uma formação humana integral e omnilateral. Potencializadora de uma educação interdisciplinar, a práxis atrelada às saídas a campo proporciona uma relação entre teoria e prática que integra conhecimentos. Nesse sentido, como o trabalho de campo constitui-se como ferramenta para a construção significativa do saber geográfico, os professores de Geografia do EMI do IFRJ, foram convidados a participar da pesquisa. Os mesmos ressaltaram que a função formadora das saídas a campo está presente na EPT, uma vez que aquela participa na formação para o mundo do trabalho e para a transformação social. A presente pesquisa gerou o PE, sendo um Manual para realização de saídas a campo segundo os passos da Pedagogia Histórico-Crítica de forma didática que foi avaliado pelos mesmos professores de Geografia do IFRJ, também através de questionário/formulário do Google Forms. Com a avaliação feita, os professores demonstraram que o Manual proporciona a oportunidade de se fazer saídas a campo de forma planejada, relacionando vivência, conteúdos e prática para uma formação humana integral e omnilateral. Portanto, o Manual com roteiros para realização de saídas a campo, constitui-se como um importante recurso didático para a formação de professores e discentes da EPT. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS MESQUITA | pt_BR |
dc.subject | Research Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREAS | pt_BR |
dc.subject | Saídas a campo | pt_BR |
dc.subject | Trabalho de campo | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Teoria e prática | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | pt_BR |
dc.title | Saídas a campo: como podem contribuir para uma educação integral? | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Adrimar Mariana Machado dos | |
dc.type | dissertação | pt_BR |