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Saídas a campo: como podem contribuir para uma educação integral?

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Dissertação de Adrimar Mariana Machado dos Santos (1.911Mb)
Data
2023
Autor
Santos, Adrimar Mariana Machado dos
Metadata
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Resumo
Esta pesquisa está ligada ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e teve o objetivo de evidenciar a potência da formação humana integral e omnilateral através de saídas a campo realizadas por professores de Geografia. Para tanto, foi necessário identificar as percepções dos professores de Geografia do Instituto Federal do Rio de Janeiro sobre formação humana integral e saídas a campo, bem como, demonstrar criticamente que as saídas a campo são proporcionadoras de uma formação humana integral e omnilateral no Ensino Médio Integrado e ainda produzir como Produto Educacional, um Manual para saídas a campo, visando a uma educação integral e a formar cidadãos críticos, capazes e que incentivem a produção de mudanças. Utilizou-se, para tanto, a abordagem de pesquisa qualitativa de natureza aplicada, que incluiu revisão bibliográfica e a fase de coleta de dados por meio de questionário/formulário através do Google Forms, além da aplicação da análise temática para a compreensão dos resultados da pesquisa. A pesquisa evidenciou que a saída a campo se constitui como um importante instrumento para potencializar o ensino e a aprendizagem na formação de docentes, pesquisadores, discentes e de grupos e movimentos sociais. Além de visar a um posicionamento crítico frente à realidade encontrada, pode contribuir para uma formação humana integral e omnilateral. Potencializadora de uma educação interdisciplinar, a práxis atrelada às saídas a campo proporciona uma relação entre teoria e prática que integra conhecimentos. Nesse sentido, como o trabalho de campo constitui-se como ferramenta para a construção significativa do saber geográfico, os professores de Geografia do EMI do IFRJ, foram convidados a participar da pesquisa. Os mesmos ressaltaram que a função formadora das saídas a campo está presente na EPT, uma vez que aquela participa na formação para o mundo do trabalho e para a transformação social. A presente pesquisa gerou o PE, sendo um Manual para realização de saídas a campo segundo os passos da Pedagogia Histórico-Crítica de forma didática que foi avaliado pelos mesmos professores de Geografia do IFRJ, também através de questionário/formulário do Google Forms. Com a avaliação feita, os professores demonstraram que o Manual proporciona a oportunidade de se fazer saídas a campo de forma planejada, relacionando vivência, conteúdos e prática para uma formação humana integral e omnilateral. Portanto, o Manual com roteiros para realização de saídas a campo, constitui-se como um importante recurso didático para a formação de professores e discentes da EPT.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1160
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

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