Saídas a campo: como podem contribuir para uma educação integral?
Resumen
Esta pesquisa está ligada ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
(ProfEPT) e teve o objetivo de evidenciar a potência da formação humana integral e omnilateral
através de saídas a campo realizadas por professores de Geografia. Para tanto, foi necessário
identificar as percepções dos professores de Geografia do Instituto Federal do Rio de Janeiro
sobre formação humana integral e saídas a campo, bem como, demonstrar criticamente que as
saídas a campo são proporcionadoras de uma formação humana integral e omnilateral no Ensino
Médio Integrado e ainda produzir como Produto Educacional, um Manual para saídas a campo,
visando a uma educação integral e a formar cidadãos críticos, capazes e que incentivem a
produção de mudanças. Utilizou-se, para tanto, a abordagem de pesquisa qualitativa de natureza
aplicada, que incluiu revisão bibliográfica e a fase de coleta de dados por meio de
questionário/formulário através do Google Forms, além da aplicação da análise temática para
a compreensão dos resultados da pesquisa. A pesquisa evidenciou que a saída a campo se
constitui como um importante instrumento para potencializar o ensino e a aprendizagem na
formação de docentes, pesquisadores, discentes e de grupos e movimentos sociais. Além de
visar a um posicionamento crítico frente à realidade encontrada, pode contribuir para uma
formação humana integral e omnilateral. Potencializadora de uma educação interdisciplinar, a
práxis atrelada às saídas a campo proporciona uma relação entre teoria e prática que integra
conhecimentos. Nesse sentido, como o trabalho de campo constitui-se como ferramenta para a
construção significativa do saber geográfico, os professores de Geografia do EMI do IFRJ,
foram convidados a participar da pesquisa. Os mesmos ressaltaram que a função formadora das
saídas a campo está presente na EPT, uma vez que aquela participa na formação para o mundo
do trabalho e para a transformação social. A presente pesquisa gerou o PE, sendo um Manual
para realização de saídas a campo segundo os passos da Pedagogia Histórico-Crítica de forma
didática que foi avaliado pelos mesmos professores de Geografia do IFRJ, também através de
questionário/formulário do Google Forms. Com a avaliação feita, os professores demonstraram
que o Manual proporciona a oportunidade de se fazer saídas a campo de forma planejada,
relacionando vivência, conteúdos e prática para uma formação humana integral e omnilateral.
Portanto, o Manual com roteiros para realização de saídas a campo, constitui-se como um
importante recurso didático para a formação de professores e discentes da EPT.