Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-09-09T13:11:16Z
dc.date.available2024-09-09T13:11:16Z
dc.date.issued2021-01-29
dc.identifier.citationBRAGA, Rafaella Marinho. Ensino híbrido como abordagem metodológica para alunos do século XXI: o SWAY como recurso didático na formação inicial de professores. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1082
dc.description.abstractOs alunos do século XXI se relacionam com as tecnologias digitais de modo natural, por serem nativos de uma sociedade em que recursos digitais estão amplamente difundidos. Por essa razão, a utilização de tecnologias digitais no processo educacional do discente, por meio de uma abordagem metodológica que permita a aproximação da realidade cotidiana do aluno de seu aprendizado, facilita a construção de sentido do objeto de estudo. Ao mesmo tempo. torna o processo de aprendizagem mais prazeroso, consequentemente, favorecendo a motivação e o engajamento do estudante. Nessa perspectiva, o Ensino Híbrido se apresenta como abordagem metodológica adequada às demandas da sociedade contemporânea, visto que permite aos professores inserirem nas aulas o elemento digital, mesclando-o naturalmente ao ensino, assim como os alunos o vivenciam em sua vida. A combinação de ambientes virtuais e presenciais, metodologias tradicionais e ativas, ambientes formais e não formais são características do modelo de Ensino Híbrido, ideais aos alunos das gerações Z e Alpha. Como plataforma digital integrada ao Ensino Híbrido, escolhemos o Microsoft Sway, pois possui, entre outros recursos, a possibilidade de deixar os alunos mais autônomos em relação às próprias formas de aprender, fomentando o entendimento e a compreensão a partir de um ambiente digital cujo conteúdo e elementos são previamente organizados, escolhidos e experienciados pelos professores. Permitindo a compilação fluida de diversas mídias digitais (vídeos, áudios, textos, simulações etc.) em um único espaço virtual, que permita aos alunos, liberdade e autonomia para estudarem os conteúdos, construindo teorias, produzindo saberes e questionamentos, até mesmo, antes do contato com o professor em sala de aula. O Sway possibilita a discussão entre os discentes, em sala, debatendo os conhecimentos adquiridos, a fim de que sejam mediados e incentivados pelo docente, sendo assim, uma plataforma com grande potencial educacional. Este trabalho tem como objetivo geral analisar os impactos das tecnologias digitais na educação como recurso auxiliador no processo de aprendizagem, a partir do viés metodológico do ensino híbrido, tendo como objetivos específicos: estudar as demandas da geração de alunos do século XXI e as necessidades da licenciatura neste aspecto; analisar os impactos das tecnologias digitais na educação e compreender o Sway como recurso auxiliador, a partir do viés metodológico do ensino híbrido. Nessa perspectiva, investigamos a visão dos licenciandos em química que concluíram a disciplina optativa de Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências oferecida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias (IFRJ-CDuC). O instrumento de coleta de dados escolhido, um questionário semiestruturado, visou analisar a utilização do Sway e outros recursos didáticos digitais abordados nessa disciplina.. Após analisar as avaliações iniciais dos licenciandos a respeito da importância das tecnologias no ensino e a capacitação dos professores para o bom uso delas, constatou-se que o Sways é considerado um recurso de destaque, completo e interativo para ressignificar o ensino adequando-o aos alunos do século XXI.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectEnsino híbrido - Químicapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectMicrosooft Swaypt_BR
dc.subjectLicenciatura em Química - Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.titleEnsino híbrido como abordagem metodológica para alunos do século XXI: o SWAY como recurso didático na formação inicial de professores.pt_BR
dc.contributor.authorBraga, Rafaella Marinho
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples