Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-09-09T12:58:23Z
dc.date.available2024-09-09T12:58:23Z
dc.date.issued2021-06-21
dc.identifier.citationANDRADE, Letícia Sant'Anna. Ensino de Química e afetividade: o impacto das relações construídas no contexto educacional. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2021. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1080
dc.description.abstractA afetividade no ensino é uma temática pouco discutida apesar de sua grande relevância. Foi justamente por uma análise de fatores durante a minha formação acadêmica, tais como as vivências do Estágio Curricular I e da Residência Pedagógica que despertei o desejo de estudar e discutir acerca desse tema. Agora, vivendo um momento de pandemia, podemos perceber mais do que nunca o quanto as relações afetivas impactam no desenvolvimento do conhecimento e no desempenho e interação dos alunos com seus colegas de sala de aula e professores. A forma como a comunicação está sendo estabelecida durante as atuais mediações nas escolas, em um ensino remoto, é reflexo do que já vinha acontecendo antes e deve ser problematizada. Visto isso, com o objetivo de analisar os impactos da afetividade no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, utilizando como referencial teórico autores como Henri Wallon e Lev Vygotsky, foi aplicado um questionário semi-estruturado a professores de Química de duas escolas, da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, situadas na Baixada Fluminense, já trabalhadas. Assim, com esse estudo, discutindo as relações construídas no interior das instituições escolares, os impactos delas na realidade das instituições e, por conseguinte, na prática docente e na construção do conhecimento, concluiu-se que apesar da afetividade estar presente no meio educacional, nem todos a reconhecem e entendem da melhor maneira.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectQuímica - Impactos da afetividadept_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Convivência docente e alunopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Química - Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.titleEnsino de Química e afetividade: o impacto das relações construídas no contexto educacional.pt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Letícia Sant'Anna
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples