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dc.date.accessioned2024-09-09T12:48:59Z
dc.date.available2024-09-09T12:48:59Z
dc.date.issued2021-10-08
dc.identifier.citationALVES, Gleyce dos Santos. Análise da acessibilidade nos Museus e Centro de Ciências do Estado Do Rio de Janeiro. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2021. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1078
dc.description.abstractEste trabalho tem como foco analisar uma amostra dentre os museus e centros de ciências do Estado do Rio de Janeiro, sobre a acessibilidade e recursos necessários à superação de barreiras visando uma maior inclusão dos visitantes em espaços não formais da educação. Visto que a educação não se dá apenas na escola e o acesso a esses espaços são imprescindíveis para uma formação completa e crítica, sob a perspectiva da divulgação científica e no atendimento e formação de profissionais que fazem a mediação. Foi elaborado um questionário como instrumento de pesquisa para ser aplicado junto aos profissionais que atuam nos setores educativos dos museus e/ou centros de ciências e que trabalham com os aspectos e questões de acessibilidade. Este trabalho tem por objetivo geral analisar como estão sendo contemplados os recursos de acessibilidade universal. Para isto, pretende-se identificar se são acessíveis ou inclusivos a partir das tecnologias assistivas disponibilizadas. Estimar como estão sendo treinados os profissionais que fazem mediação a existência de adaptação em parte das exposições se há programas que visem estimular a visita de pessoas com deficiência e constatar a participação de pessoas nos processos decisórios das etapas de planejamento, avaliação e implementação dos programas para atendimento dessas pessoas. Após a realização da pesquisa pode-se perceber que os museus e centros de ciências analisados são acessíveis e que existe um movimento em prol da acessibilidade, porém muito recente e prevista uma vez que as leis que contemplam a acessibilidade são relativamente novas e é preciso maiores investimentos sejam eles em tecnologia assistivas e formação de profissionais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectProjeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectPessoas com deficiências - Orientação e mobilidadept_BR
dc.subjectMuseus - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subjectLicenciatura em Química - Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.titleAnálise da acessibilidade nos Museus e Centro de Ciências do Estado Do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.contributor.authorAlves, Gleyce dos Santos
dc.typeTCCpt_BR


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