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dc.date.accessioned2024-09-04T12:04:09Z
dc.date.available2024-09-04T12:04:09Z
dc.date.issued2021-06-22
dc.identifier.citationFONSECA, Taís Pereira da. Uma proposta de gamificação no estudo da industrialização de frutas, hortaliças e derivados a alunos do curso médio técnico articulado de alimentos. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2021. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1055
dc.description.abstractO modelo tradicional, expositivo e não problematizador, foi proposto numa sociedade onde o mercado de trabalho necessitava de mão de obra qualificada para repetir os processos necessários na indústria, advindos das mudanças ocorridas com a revolução industrial. Já para sociedade do século XXI, este modelo não é mais eficaz, pois demanda um indivíduo autônomo, crítico e capaz de solucionar problemas. Por essa razão, entendemos que aplicar metodologias ativas ao contexto educacional permite ao aluno desenvolver essas demandas. A gamificação, inserção e aplicação de elementos de jogos em outros contextos, se apresenta como uma metodologia ativa potencialmente capaz de favorecer a aprendizagem do aluno do século XXI por meio de seus pilares, motivação e engajamento. Os indivíduos são incentivados a jogar por motivos específicos: adquirir conhecimento profundo de determinado assunto, aliviar a pressão, entreter a mente e socializar com outros jogadores, por meio de aspectos que permeiam um jogo, como diversão, competição e exploração. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo desenvolver uma estratégica metodológica gamificada, por intermédio de um jogo de cartas, que vise favorecer a aprendizagem do tema industrialização de frutas, hortaliças e derivados para alunos do curso médio técnico articulado de alimentos da FIRJAN SESI/SENAI, do município da Tijuca-RJ. Dessa forma, espera-se que a estratégia de gamificação proposta e baseada na utilização da mecânica, estratégia e estética de um jogo proporcione aumento da motivação e engajamento dos alunos, resultando em um ensino que estimule o pensamento crítico, a adaptabilidade e a tomada de decisão na solução de problemas e, consequentemente, favoreça a aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectQuímica(Ensino médio) - Metodologia gamificadapt_BR
dc.subjectQuímica(Ensino médio) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Indústria (frutas, hortaliças e etc)pt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.titleUma proposta de gamificação no estudo da industrialização de frutas, hortaliças e derivados a alunos do curso médio técnico articulado de alimentos.pt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Tais Pereira da
dc.typeTCCpt_BR


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