Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-09-03T17:44:59Z
dc.date.available2024-09-03T17:44:59Z
dc.date.issued2018-06-18
dc.identifier.citationCASSA, Sonara Gonçalves Silva. O livro didático e o PNLD em foco: uma proposta de capacitação complementar para alunos de Licenciatura em Química. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2018. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1053
dc.description.abstractO professor de química é detentor de um importante papel no processo de formação dos alunos: o de mediar o conhecimento. Para tecer esse processo de aprendizagem, o professor dispõe de inúmeras ferramentas didáticas que são utilizadas para facilitar o entendimento dos alunos e complementar sua metodologia de ensino. Em muitos estados brasileiros ainda existe a escassez de ferramentas didáticas diversificadas, principalmente as ferramentas tecnológicas. Para tanto, é preciso que o professor de química esteja preparado para trabalhar com as ferramentas que lhes são acessíveis. Uma ferramenta didática que é assegurada a todos os alunos da Educação Básica por meio de uma política pública de educação é o Livro Didático. Esse material é muitas vezes pouco valorizado devido ao estigma de ser ultrapassado, desinteressante e por ser considerado um material apenas para consulta. Assim, o presente trabalho visa descrever uma oficina de formação complementar para futuros professores de forma que eles estejam mais preparados para trabalhar com essa ferramenta e para que conheçam a fundo os procedimentos de avaliação e escolha desse objeto. O público alvo escolhido para a aplicação da proposta foram os alunos do curso de Licenciatura em Química do IFRJ campus Duque de Caxias participantes do Programa de Educação Tutorial – PET Química Supramolecular, Nanociência e Nanotecnologia pelo fato de o objetivo do projeto ser a formação de excelência dos participantes. Os objetivos do trabalho incluem propor a oficina e avaliar sua efetividade bem como avaliar a formação dos alunos de licenciatura quanto à escolha e utilização dos Livros Didáticos. Com o estudo foi constatado a validade da proposta uma vez que os resultados apontam a um aprimoramento da visão dos participantes sobre as funcionalidades do Livro Didático e uma visão mais ampla sobre o processo de escolha da ferramenta. Além disso, ficou confirmado que a oficina é uma boa forma de complementação à formação curricular já ofertada pelo campus que, de acordo com a avaliação também realizada nesse estudo, se mostrou bastante eficiente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectFormação de professores – Estudo e ensino.pt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do livro e material didático (PNLD)pt_BR
dc.subjectLivros didáticos – Estudo e ensino.pt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.title. O livro didático e o PNLD em foco: uma proposta de capacitação complementar para alunos de Licenciatura em Química.pt_BR
dc.contributor.authorCassa, Sonara Gonçalves Silva
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples