. O livro didático e o PNLD em foco: uma proposta de capacitação complementar para alunos de Licenciatura em Química.
Visualizar/ Abrir
Data
2018-06-18Autor
Cassa, Sonara Gonçalves Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O professor de química é detentor de um importante papel no processo de formação
dos alunos: o de mediar o conhecimento. Para tecer esse processo de
aprendizagem, o professor dispõe de inúmeras ferramentas didáticas que são
utilizadas para facilitar o entendimento dos alunos e complementar sua metodologia
de ensino. Em muitos estados brasileiros ainda existe a escassez de ferramentas
didáticas diversificadas, principalmente as ferramentas tecnológicas. Para tanto, é
preciso que o professor de química esteja preparado para trabalhar com as
ferramentas que lhes são acessíveis. Uma ferramenta didática que é assegurada a
todos os alunos da Educação Básica por meio de uma política pública de educação
é o Livro Didático. Esse material é muitas vezes pouco valorizado devido ao estigma
de ser ultrapassado, desinteressante e por ser considerado um material apenas para
consulta. Assim, o presente trabalho visa descrever uma oficina de formação
complementar para futuros professores de forma que eles estejam mais preparados
para trabalhar com essa ferramenta e para que conheçam a fundo os procedimentos
de avaliação e escolha desse objeto. O público alvo escolhido para a aplicação da
proposta foram os alunos do curso de Licenciatura em Química do IFRJ campus
Duque de Caxias participantes do Programa de Educação Tutorial – PET Química
Supramolecular, Nanociência e Nanotecnologia pelo fato de o objetivo do projeto ser
a formação de excelência dos participantes. Os objetivos do trabalho incluem propor
a oficina e avaliar sua efetividade bem como avaliar a formação dos alunos de
licenciatura quanto à escolha e utilização dos Livros Didáticos. Com o estudo foi
constatado a validade da proposta uma vez que os resultados apontam a um
aprimoramento da visão dos participantes sobre as funcionalidades do Livro Didático
e uma visão mais ampla sobre o processo de escolha da ferramenta. Além disso,
ficou confirmado que a oficina é uma boa forma de complementação à formação
curricular já ofertada pelo campus que, de acordo com a avaliação também realizada
nesse estudo, se mostrou bastante eficiente.