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dc.date.accessioned2024-09-03T17:39:28Z
dc.date.available2024-09-03T17:39:28Z
dc.date.issued2019-11-27
dc.identifier.citationSOUZA, Rebecca Oliveira de. Jovens cientistas: discussão e informação no ensino médio como métodos de enfrentamento à inequidade de gênero na ciência. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1052
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema a inequidade de gênero na ciência e como a informação e discussão sobre mulheres cientistas no ambiente escolar pode ser um método de enfrentamento. A fim de fomentar o desejo de meninas que estão prestes a se formar no ensino médio regular a contribuir para uma ciência mais igualitária, estudantes de três turmas do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Souza Aguiar (CESA) foram convidados a participar de atividades sobre a história da educação das mulheres, ‘efeito Matilda’, contribuições femininas na ciência e sociedade atual, discussões sobre o preconceito e a inequidade de gênero, assim como a importância do combate a esses fenômenos e a reivindicação do espaço e direito de fala das mulheres na área. A escolha deste tema partiu de um sentimento pessoal de pouco reconhecimento e representatividade da graduanda na condição de mulher, feminista, cientista e pesquisadora. Além disso, também de pesquisas e dados que evidenciam a supremacia masculina na ciência, nos cargos de poder, e nas profissões de legitimidade científica, ainda nos dias atuais. A elaboração da metodologia aqui apresentada se deu em função da necessidade de mediar a construção do conhecimento desses jovens sobre o tema de maneira dinâmica e efetiva. Portanto, três fases compuseram o método utilizado, sendo as duas primeiras como pré-análise, isto é, métodos que objetivaram sistematizar as ideias, uma conversa introdutória sobre a temática, com a questão “A ciência é masculina? As mulheres têm espaço na ciência?”, seguida da aplicação de um questionário semiestruturado para mapeamento do perfil das estudantes, e a última fase como intervenção, com roda de conversa, construção de painel e atividades de reconhecimento e problematização da invisibilidade da mulher cientista. Os resultados encontrados nesta pesquisa evidenciaram a relevância dessa discussão com alunos do ensino regular, numa importância social além da científica. Pretendeu-se com esta iniciativa incentivar as jovens a seguir uma educação superior e, sobretudo, reivindicar seu espaço na ciência e outras áreas, gerando representatividade para outras mulheres.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInequidadept_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.titleJovens cientistas: discussão e informação no ensino médio como métodos de enfrentamento à inequidade de gênero na ciência.pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Rebecca Oliveira de
dc.typeTCCpt_BR


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