Qual é o lugar da Educação de Jovens e Adultos dentro da formação inicial de egressos do IFRJ – Campus Duque de Caxias?
Resumen
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica para
atendimento da população que não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio na
idade considerada apropriada por motivos diversos da vida. Em sua trajetória na
educação brasileira, tal modalidade sofre a negligência do Estado e, em nosso
interesse específico, carece de ações na formação do docente atuante na
mesma. Dessa forma, o presente trabalho busca responder a seguinte pergunta:
Qual é o lugar da Educação de Jovens e Adultos na formação inicial de
professores do IFRJ – campus Duque de Caxias? Para isso, será analisado o
processo de formação inicial dos alunos egressos do curso de Licenciatura em
Química do IFRJ- campus Duque de Caxias, visando identificar se a disciplina
de Educação de Jovens e Adultos, ofertada em caráter optativo, foi cursada por
estes sujeitos, analisando seus impactos formativos. Também buscamos
identificar quais foram as experiências destes sujeitos com a modalidade e se
tais experiências incentivaram a produção de novas metodologias. Interessa-nos
ainda se estes professores em formação se sentem preparados para atuar nesta
modalidade, qual o pensamento que têm sobre a EJA e se é um possível campo
de trabalho ou pesquisa. Como instrumento de construção de dados nos
valemos de questionários semi-estruturados com questões abertas e fechadas
respondida por formulário on-line. A partir dos dados construídos observamos
que a modalidade EJA ainda sofre um processo de desdém dentro do curso,
zarpando do caráter optativo que a unidade curricular a qual constrói
conhecimentos sobre esta modalidade carrega no currículo do curso, além da
falta de estímulo das disciplinas aos licenciandos para que desenvolvam uma
metodologia ou algum trabalho específico, visando um estudo sobre as
especificidades desta modalidade e encerrando com a falta de contato prático
entre licenciando e modalidade. Sendo assim necessário repensar o currículo do
curso com o intuito de permitir ao licenciando uma construção de conhecimento
sobre esta modalidade durante a graduação.