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Qual é o lugar da Educação de Jovens e Adultos dentro da formação inicial de egressos do IFRJ – Campus Duque de Caxias?

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Matheus Silva de Oliveira.pdf (3.230Mb)
Data
2018-07-03
Autor
Oliveira, Matheus Silva de
Metadata
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Resumo
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica para atendimento da população que não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio na idade considerada apropriada por motivos diversos da vida. Em sua trajetória na educação brasileira, tal modalidade sofre a negligência do Estado e, em nosso interesse específico, carece de ações na formação do docente atuante na mesma. Dessa forma, o presente trabalho busca responder a seguinte pergunta: Qual é o lugar da Educação de Jovens e Adultos na formação inicial de professores do IFRJ – campus Duque de Caxias? Para isso, será analisado o processo de formação inicial dos alunos egressos do curso de Licenciatura em Química do IFRJ- campus Duque de Caxias, visando identificar se a disciplina de Educação de Jovens e Adultos, ofertada em caráter optativo, foi cursada por estes sujeitos, analisando seus impactos formativos. Também buscamos identificar quais foram as experiências destes sujeitos com a modalidade e se tais experiências incentivaram a produção de novas metodologias. Interessa-nos ainda se estes professores em formação se sentem preparados para atuar nesta modalidade, qual o pensamento que têm sobre a EJA e se é um possível campo de trabalho ou pesquisa. Como instrumento de construção de dados nos valemos de questionários semi-estruturados com questões abertas e fechadas respondida por formulário on-line. A partir dos dados construídos observamos que a modalidade EJA ainda sofre um processo de desdém dentro do curso, zarpando do caráter optativo que a unidade curricular a qual constrói conhecimentos sobre esta modalidade carrega no currículo do curso, além da falta de estímulo das disciplinas aos licenciandos para que desenvolvam uma metodologia ou algum trabalho específico, visando um estudo sobre as especificidades desta modalidade e encerrando com a falta de contato prático entre licenciando e modalidade. Sendo assim necessário repensar o currículo do curso com o intuito de permitir ao licenciando uma construção de conhecimento sobre esta modalidade durante a graduação.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1049
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

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