Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-09-03T16:57:37Z
dc.date.available2024-09-03T16:57:37Z
dc.date.issued2018-07-19
dc.identifier.citationPEREIRA, Mateus da Fonseca. Guia didático digital sobre diferentes métodos de extração de produto natural como proposta para o ensino de química. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1048
dc.description.abstractO ensino de química atualmente ocorre, em muitos casos, de maneira desmotivadora e descontextualizada, onde o professor apenas transmite conceitos, em sua grande maioria, abstratos, contendo diversas fórmulas e leis. Com isso os alunos possuem apenas como objetivo absorver essas informações e reproduzi-las, na maioria das vezes, sem um entendimento claro, ocasionando o desinteresse pela disciplina. Uma das opções para o possível redirecionamento no estado atual do ensino de química no Brasil é o uso de materiais didáticos, onde diferentes estudos pontuam que sua utilização proporcionam ao professor uma prática pedagógica diferenciada e mais enriquecedora, facilitando a aprendizagem dos discentes e oportunizando melhorias no processo de construção do conhecimento. Além disso quando esses recursos são atrelados as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), podem acarretar em um maior interesse dos alunos, pois essas ferramentas estão presentes a todo momento em seu cotidiano. Em virtude disto o presente trabalho busca a elaboração e avaliação de um Guia Didático Digital que possui como foco a temática do mamão papaia sendo possível, por meio da extração das sementes deste fruto, a obtenção do isotiocianato de benzila e que, posteriormente, pode se realizar uma avaliação da presença desta substância, em um dos métodos de extração, por meio de reações com aminas alifática e aromática. Este recurso didático tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem na disciplina química. O material didático foi construído com uso de textos complementares sobre a temática central, com o auxílio de ferramentas digitais para criar uma maior interatividade e práticas laboratoriais para a obtenção do extrato desejado a partir de das sementes de mamão papaia. O público alvo deste trabalho são professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectMaterial didático – Manuais, guias, etcpt_BR
dc.subjectProdutos naturais – Manuais, guias, etcpt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.titleGuia didático digital sobre diferentes métodos de extração de produto natural como proposta para o ensino de química.pt_BR
dc.contributor.authorPereira, Mateus da Fonseca
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples