dc.date.accessioned | 2024-09-03T16:57:37Z | |
dc.date.available | 2024-09-03T16:57:37Z | |
dc.date.issued | 2018-07-19 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Mateus da Fonseca. Guia didático digital sobre diferentes métodos de extração de produto natural como proposta para o ensino de química. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1048 | |
dc.description.abstract | O ensino de química atualmente ocorre, em muitos casos, de maneira
desmotivadora e descontextualizada, onde o professor apenas transmite conceitos,
em sua grande maioria, abstratos, contendo diversas fórmulas e leis. Com isso os
alunos possuem apenas como objetivo absorver essas informações e reproduzi-las,
na maioria das vezes, sem um entendimento claro, ocasionando o desinteresse pela
disciplina. Uma das opções para o possível redirecionamento no estado atual do
ensino de química no Brasil é o uso de materiais didáticos, onde diferentes estudos
pontuam que sua utilização proporcionam ao professor uma prática pedagógica
diferenciada e mais enriquecedora, facilitando a aprendizagem dos discentes e
oportunizando melhorias no processo de construção do conhecimento. Além disso
quando esses recursos são atrelados as Tecnologias de Informação e Comunicação
(TIC’s), podem acarretar em um maior interesse dos alunos, pois essas ferramentas
estão presentes a todo momento em seu cotidiano. Em virtude disto o presente
trabalho busca a elaboração e avaliação de um Guia Didático Digital que possui
como foco a temática do mamão papaia sendo possível, por meio da extração das
sementes deste fruto, a obtenção do isotiocianato de benzila e que, posteriormente,
pode se realizar uma avaliação da presença desta substância, em um dos métodos
de extração, por meio de reações com aminas alifática e aromática. Este recurso
didático tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem na
disciplina química. O material didático foi construído com uso de textos
complementares sobre a temática central, com o auxílio de ferramentas digitais para
criar uma maior interatividade e práticas laboratoriais para a obtenção do extrato
desejado a partir de das sementes de mamão papaia. O público alvo deste trabalho
são professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de
Janeiro – IFRJ, campus Duque de Caxias. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ, Campus Duque de Caxias | pt_BR |
dc.subject | Material didático – Manuais, guias, etc | pt_BR |
dc.subject | Produtos naturais – Manuais, guias, etc | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em química - Campus Duque de Caxias | pt_BR |
dc.title | Guia didático digital sobre diferentes métodos de extração de produto natural como proposta para o ensino de química. | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Mateus da Fonseca | |
dc.type | TCC | pt_BR |