Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-09-03T16:20:36Z
dc.date.available2024-09-03T16:20:36Z
dc.date.issued2022-02-22
dc.identifier.citationALMEIDA, Lucas Domingues de. Utilização de aulas experimentais a partir de recursos audiovisuais durante a pandemia da covid-19: uma proposta para o ensino de eletroquímica. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2022. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1044
dc.description.abstractPor conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, diversas instituições de ensino pelo mundo, com a finalidade de minimizar a transmissão do vírus, tiveram de adotar o ensino remoto emergencial, que é um sistema de ensino temporário e que utiliza metodologias de ensino totalmente remotas. Dessa forma, disciplinas ministradas no Ensino Médio como a Química, Física e Biologia enfrentaram alguns desafios, pois devido à realização das aulas não presenciais, ficou muito mais difícil trabalhar com uma metodologia que contemplasse a experimentação, que é bastante necessária para o entendimento do que é visto na teoria, além de contribuir significativamente para o aprendizado dos alunos. Nesse sentido, a utilização de vídeos onde sejam trabalhadas práticas experimentais aparecem como uma possível alternativa a esse cenário, sendo viável trabalhar com metodologias que envolvam a experimentação mesmo em tempos de ensino remoto emergencial. Portanto, este trabalho propõe a utilização de aulas experimentais através de vídeos previamente gravados para o ensino de Eletroquímica. Os resultados, obtidos através de questionários e de uma prova escrita, indicaram que o trabalho contribuiu bastante para o aprendizado dos alunos. Assim, pode-se concluir que a utilização de vídeos de aulas experimentais mostra-se como uma excelente alternativa para se trabalhar com atividades práticas no Ensino Remoto Emergencial e também até mesmo no auxílio as aulas práticas que podem ocorrer de maneira presencial.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectEstudo e ensino - Experimentação.pt_BR
dc.subjectDoenças transmissíveis .pt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.subjectEletroquímica - Estudo e ensino - Remoto emergencialpt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.titleUtilização de aulas experimentais a partir de recursos audiovisuais durante a pandemia da covid-19: uma proposta para o ensino de eletroquímica.pt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Lucas Domingues de
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples