dc.date.accessioned | 2024-09-03T16:20:36Z | |
dc.date.available | 2024-09-03T16:20:36Z | |
dc.date.issued | 2022-02-22 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Lucas Domingues de. Utilização de aulas experimentais a partir de recursos audiovisuais durante a pandemia da covid-19: uma proposta para o ensino de eletroquímica. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2022. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1044 | |
dc.description.abstract | Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, diversas instituições de
ensino pelo mundo, com a finalidade de minimizar a transmissão do vírus, tiveram de
adotar o ensino remoto emergencial, que é um sistema de ensino temporário e que
utiliza metodologias de ensino totalmente remotas. Dessa forma, disciplinas
ministradas no Ensino Médio como a Química, Física e Biologia enfrentaram alguns
desafios, pois devido à realização das aulas não presenciais, ficou muito mais difícil
trabalhar com uma metodologia que contemplasse a experimentação, que é bastante
necessária para o entendimento do que é visto na teoria, além de contribuir
significativamente para o aprendizado dos alunos. Nesse sentido, a utilização de
vídeos onde sejam trabalhadas práticas experimentais aparecem como uma possível
alternativa a esse cenário, sendo viável trabalhar com metodologias que envolvam a
experimentação mesmo em tempos de ensino remoto emergencial. Portanto, este
trabalho propõe a utilização de aulas experimentais através de vídeos previamente
gravados para o ensino de Eletroquímica. Os resultados, obtidos através de
questionários e de uma prova escrita, indicaram que o trabalho contribuiu bastante
para o aprendizado dos alunos. Assim, pode-se concluir que a utilização de vídeos de
aulas experimentais mostra-se como uma excelente alternativa para se trabalhar com
atividades práticas no Ensino Remoto Emergencial e também até mesmo no auxílio
as aulas práticas que podem ocorrer de maneira presencial. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ, Campus Duque de Caxias | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino - Experimentação. | pt_BR |
dc.subject | Doenças transmissíveis . | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em química - Campus Duque de Caxias. | pt_BR |
dc.subject | Eletroquímica - Estudo e ensino - Remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em química - Campus Duque de Caxias. | pt_BR |
dc.title | Utilização de aulas experimentais a partir de recursos audiovisuais durante a pandemia da covid-19: uma proposta para o ensino de eletroquímica. | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Lucas Domingues de | |
dc.type | TCC | pt_BR |