Utilização de aulas experimentais a partir de recursos audiovisuais durante a pandemia da covid-19: uma proposta para o ensino de eletroquímica.
Abstract
Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, diversas instituições de
ensino pelo mundo, com a finalidade de minimizar a transmissão do vírus, tiveram de
adotar o ensino remoto emergencial, que é um sistema de ensino temporário e que
utiliza metodologias de ensino totalmente remotas. Dessa forma, disciplinas
ministradas no Ensino Médio como a Química, Física e Biologia enfrentaram alguns
desafios, pois devido à realização das aulas não presenciais, ficou muito mais difícil
trabalhar com uma metodologia que contemplasse a experimentação, que é bastante
necessária para o entendimento do que é visto na teoria, além de contribuir
significativamente para o aprendizado dos alunos. Nesse sentido, a utilização de
vídeos onde sejam trabalhadas práticas experimentais aparecem como uma possível
alternativa a esse cenário, sendo viável trabalhar com metodologias que envolvam a
experimentação mesmo em tempos de ensino remoto emergencial. Portanto, este
trabalho propõe a utilização de aulas experimentais através de vídeos previamente
gravados para o ensino de Eletroquímica. Os resultados, obtidos através de
questionários e de uma prova escrita, indicaram que o trabalho contribuiu bastante
para o aprendizado dos alunos. Assim, pode-se concluir que a utilização de vídeos de
aulas experimentais mostra-se como uma excelente alternativa para se trabalhar com
atividades práticas no Ensino Remoto Emergencial e também até mesmo no auxílio
as aulas práticas que podem ocorrer de maneira presencial.