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O impacto do Curso de Licenciatura em Química - IFRJ Campus Duque de Caxias na trajetória formativa dos estudantes periféricos

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Larissa Fernandes Pereira.pdf (1.490Mb)
Data
2019-07-08
Autor
Pereira, Larissa Fernandes
Metadata
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Resumo
A democratização no ensino superior não deve ser estudada apenas pela lógica da garantia do acesso, uma vez que políticas devem fomentar também a permanência e êxito dos estudantes. A desigualdade de oportunidades é vista desde as séries iniciais, portanto, é um problema construído ao longo da história escolar dos alunos. A criação dos Institutos Federais, segundo a Lei n° 11.892, e sua expansão viabilizaram a inserção da educação em esfera federal em lugares periféricos. Esta política educacional é importante como possibilidade de desenvolvimento regional como enfrentamento às desigualdades enraizadas no Brasil, entretanto, sem investimentos em políticas públicas efetivas, não é suficiente. Com o mesmo propósito de diminuir as desigualdades, os pré-vestibulares sociais visam inserir uma parcela da população com baixa renda em Universidades públicas. O Brasil vive um momento de desmonte da educação e, por isso, torna-se relevante divulgar a transformação que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro- Campus Duque de Caxias tem e teve na vida dos licenciandos e licenciados em química. O objetivo deste trabalho é destacar o impacto do curso de Licenciatura em Química do IFRJ- Campus Duque de Caxias para alunos em curso e egressos oriundos da Baixada Fluminense, que estudaram na rede pública de ensino e em pré-vestibular social. A metodologia empregada foi uma pesquisa qualitativa que analisou por intermédio de entrevistas semiestruturadas para alunos em curso e questionário semiestruturado para alunos egressos a trajetória acadêmica, escolar, fatores que influenciaram a decisão de cursar licenciatura, dificuldades em disciplinas, anseios futuros, inserção profissional, dentre outras questões que tinha o objetivo de desencadear reflexões sobre o tema em questão. Foram entrevistados oito alunos em curso e cinco alunos egressos responderam ao questionário. Todos os participantes em curso ingressaram pelo sistema de cotas. Os dados mostram a grande fragilidade no ensino médio estadual em nível de conteúdo e preparação para a vida. O pré-vestibular social conseguiu suprir, na maior parte dos casos, essa ausência escolar empoderando, formando cidadãos críticos, aumentando a autoestima e o pertencimento. Alguns fatores que contribuíram para a permanência desses alunos no curso superior foram elencados: participação em projetos, recebimento de bolsa, as aulas, o próprio Instituto, relação próxima entre professor e aluno, etc. Além disso, os impactos proporcionados pelo IFRJ- campus Duque de Caxias na vida desses estudantes também foram listados: facilita o acesso ao ensino superior, fornece uma perspectiva de futuro, discussões de cunho social que acrescentam na vida, etc.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1042
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

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