O impacto do Curso de Licenciatura em Química - IFRJ Campus Duque de Caxias na trajetória formativa dos estudantes periféricos
Abstract
A democratização no ensino superior não deve ser estudada apenas pela lógica da
garantia do acesso, uma vez que políticas devem fomentar também a permanência
e êxito dos estudantes. A desigualdade de oportunidades é vista desde as séries
iniciais, portanto, é um problema construído ao longo da história escolar dos alunos.
A criação dos Institutos Federais, segundo a Lei n° 11.892, e sua expansão
viabilizaram a inserção da educação em esfera federal em lugares periféricos. Esta
política educacional é importante como possibilidade de desenvolvimento regional
como enfrentamento às desigualdades enraizadas no Brasil, entretanto, sem
investimentos em políticas públicas efetivas, não é suficiente. Com o mesmo
propósito de diminuir as desigualdades, os pré-vestibulares sociais visam inserir uma
parcela da população com baixa renda em Universidades públicas. O Brasil vive um
momento de desmonte da educação e, por isso, torna-se relevante divulgar a
transformação que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de
Janeiro- Campus Duque de Caxias tem e teve na vida dos licenciandos e licenciados
em química. O objetivo deste trabalho é destacar o impacto do curso de Licenciatura
em Química do IFRJ- Campus Duque de Caxias para alunos em curso e egressos
oriundos da Baixada Fluminense, que estudaram na rede pública de ensino e em
pré-vestibular social. A metodologia empregada foi uma pesquisa qualitativa que
analisou por intermédio de entrevistas semiestruturadas para alunos em curso e
questionário semiestruturado para alunos egressos a trajetória acadêmica, escolar,
fatores que influenciaram a decisão de cursar licenciatura, dificuldades em
disciplinas, anseios futuros, inserção profissional, dentre outras questões que tinha o
objetivo de desencadear reflexões sobre o tema em questão. Foram entrevistados
oito alunos em curso e cinco alunos egressos responderam ao questionário. Todos
os participantes em curso ingressaram pelo sistema de cotas. Os dados mostram a
grande fragilidade no ensino médio estadual em nível de conteúdo e preparação
para a vida. O pré-vestibular social conseguiu suprir, na maior parte dos casos, essa
ausência escolar empoderando, formando cidadãos críticos, aumentando a
autoestima e o pertencimento. Alguns fatores que contribuíram para a permanência
desses alunos no curso superior foram elencados: participação em projetos,
recebimento de bolsa, as aulas, o próprio Instituto, relação próxima entre professor e
aluno, etc. Além disso, os impactos proporcionados pelo IFRJ- campus Duque de
Caxias na vida desses estudantes também foram listados: facilita o acesso ao
ensino superior, fornece uma perspectiva de futuro, discussões de cunho social que
acrescentam na vida, etc.