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dc.date.accessioned2024-08-30T18:34:53Z
dc.date.available2024-08-30T18:34:53Z
dc.date.issued2019-07-01
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Julio Cesar de. Evolução das TIC’s: desafios e percepções de licenciados e docentes do curso de licenciatura em química do Campus Duque de Caxias. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2019. 127f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1041
dc.description.abstractO Ensino de Química tem como finalidade desenvolver no aluno a capacidade de questionamento e criticidade, reconhecendo e compreendendo o seu papel de cidadão frente às transformações químicas decorrentes dos processos naturais e tecnológicos. Apesar disto, a abordagem de conceitos, princípios e leis que mantenha o ambiente da sala de aula conectado ao cotidiano da sociedade, permitindo que o estudante participe ativamente do processo de ensino não correspondem a realidade. Com o passar dos tempos, muitas tecnologias foram apresentadas como objeto revolucionário para a educação, mas se estas ferramentas pedagógicas não forem inseridas adequadamente no processo de ensino, nenhuma tecnologia atenderá ao que se espera dela. Dessa forma, o presente trabalho faz um levantamento histórico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) na educação em paralelo com uma avaliação dos desafios e percepções dos licenciandos em química quanto ao papel fundamental do professor. Seu desenvolvimento baseia-se em uma investigação de natureza qualitativa através da aplicação de um questionário onde foram apresentadas algumas considerações sobre a utilização das TIC’s. A pesquisa contou com a participação de 51 alunos e 9 professores do curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), do campus de Duque de Caxias. Os objetivos incluem analisar e demonstrar os diferentes tipos de Tecnologias de Informação e Comunicação fazendo um levantamento histórico e analisar os paradigmas e resistências que possam ter ou surgir por parte dos professores e licenciandos do campus a respeito do uso das TIC’s em sala de aula. Foi constatado que 100% dos licenciandos acreditam na importância das TIC`s como ferramenta didática, porém somente 25% relatam ter habilidade em criar ou utilizar uma TIC, 70% não têm conhecimento de cursos de formação continuada sobre tecnologias em sala de aula, e apesar de 57% receber orientações dos professores para utilização de tecnologia em sala de aula, estas são feitas principalmente por professores de disciplinas pedagógicas. Além disso, apenas 55% consideram que as instalações do campus contribuem para construção de um perfil educador capaz de conduzir alunos da geração digital. Todavia, ainda que existam algumas iniciativas vivenciadas ao longo da formação inicial, a maioria dos licenciandos que participaram da pesquisa relatam não existir uma promoção do aprimoramento da prática docente no âmbito tecnológico. E mesmo que muitos dos docentes acreditem no potencial das TIC`s, os licenciandos relatam falta de informação, instrução e experimentação das tecnologias, demonstrando a necessidade de inserção de uma disciplina obrigatória que trabalhe o tema de maneira aberta e direta ambientando o licenciando com a realidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação.pt_BR
dc.subjectEnsino - Química.pt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.titleEvolução das TIC’s: desafios e percepções de licenciados e docentes do curso de licenciatura em química do Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Julio Cesar de
dc.typeTCCpt_BR


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