Evolução das TIC’s: desafios e percepções de licenciados e docentes do curso de licenciatura em química do Campus Duque de Caxias.
Abstract
O Ensino de Química tem como finalidade desenvolver no aluno a capacidade de
questionamento e criticidade, reconhecendo e compreendendo o seu papel de
cidadão frente às transformações químicas decorrentes dos processos naturais e
tecnológicos. Apesar disto, a abordagem de conceitos, princípios e leis que
mantenha o ambiente da sala de aula conectado ao cotidiano da sociedade,
permitindo que o estudante participe ativamente do processo de ensino não
correspondem a realidade. Com o passar dos tempos, muitas tecnologias foram
apresentadas como objeto revolucionário para a educação, mas se estas
ferramentas pedagógicas não forem inseridas adequadamente no processo de
ensino, nenhuma tecnologia atenderá ao que se espera dela. Dessa forma, o
presente trabalho faz um levantamento histórico das Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC´s) na educação em paralelo com uma avaliação dos desafios e
percepções dos licenciandos em química quanto ao papel fundamental do professor.
Seu desenvolvimento baseia-se em uma investigação de natureza qualitativa
através da aplicação de um questionário onde foram apresentadas algumas
considerações sobre a utilização das TIC’s. A pesquisa contou com a participação
de 51 alunos e 9 professores do curso de Licenciatura em Química, do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), do campus de
Duque de Caxias. Os objetivos incluem analisar e demonstrar os diferentes tipos de
Tecnologias de Informação e Comunicação fazendo um levantamento histórico e
analisar os paradigmas e resistências que possam ter ou surgir por parte dos
professores e licenciandos do campus a respeito do uso das TIC’s em sala de aula.
Foi constatado que 100% dos licenciandos acreditam na importância das TIC`s
como ferramenta didática, porém somente 25% relatam ter habilidade em criar ou
utilizar uma TIC, 70% não têm conhecimento de cursos de formação continuada
sobre tecnologias em sala de aula, e apesar de 57% receber orientações dos
professores para utilização de tecnologia em sala de aula, estas são feitas
principalmente por professores de disciplinas pedagógicas. Além disso, apenas 55%
consideram que as instalações do campus contribuem para construção de um perfil
educador capaz de conduzir alunos da geração digital. Todavia, ainda que existam
algumas iniciativas vivenciadas ao longo da formação inicial, a maioria dos
licenciandos que participaram da pesquisa relatam não existir uma promoção do
aprimoramento da prática docente no âmbito tecnológico. E mesmo que muitos dos
docentes acreditem no potencial das TIC`s, os licenciandos relatam falta de
informação, instrução e experimentação das tecnologias, demonstrando a
necessidade de inserção de uma disciplina obrigatória que trabalhe o tema de
maneira aberta e direta ambientando o licenciando com a realidade.