Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-08-30T18:27:57Z
dc.date.available2024-08-30T18:27:57Z
dc.date.issued2021-10-19
dc.identifier.citationPAIXÃO, Juliana Vianna Silva da. O aplicativo "universo da química" como recurso didático no ensino de química. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1040
dc.description.abstractO uso de tecnologias digitais vem influenciando distintas áreas da sociedade, inclusive a Educação. Embora haja avanços e retrocessos, a incorporação dessas tecnologias na vida de muitos estudantes é uma realidade que precisa ser levada em consideração. De forma específica, na Química e nas suas relações de ensino e aprendizagem, as tecnologias digitais quando bem planejadas e utilizadas, podem colaborar para o rompimento com o conceito pré-concebido de que a Química é uma Ciência de difícil compreensão envolvendo apenas a memorização de leis e fórmulas. Contudo, apesar das tecnologias digitais viabilizarem ambientes diversos contendo materiais de Química, é comum tais materiais estarem espalhados na rede, sem que haja o cuidado constante de verificar a veracidade das informações dispostas. Frente a essa problemática, esta pesquisa visa responder a seguinte pergunta: Como as tecnologias digitais da informação e comunicação podem auxiliar o professor e o aluno de Química do primeiro ano do ensino médio no processo de ensino-aprendizagem? Tendo como objetivo principal desenvolver o aplicativo Universo da Química como recurso didático no Ensino de Química, visando disponibilizar aos docentes e discentes um repositório digital gratuito abrangendo conteúdos do primeiro ano do ensino médio em distintos formatos. A metodologia adotada se deu em duas etapas principais: a escolha dos conteúdos e a construção do aplicativo. Sendo necessária a análise de documentos oficiais que regulamentam os conteúdos trabalhados no primeiro ano do Ensino Médio. Para a segunda etapa, houve a realização de uma curadoria a partir dos materiais já dispostos na web, estabelecendo critérios associados à confiabilidade, para inserção de materiais de qualidade afim de divulgar os materiais de produção científica existentes através de algumas abas. Já para compor as outras abas, foram usados como inspiração materiais da literatura, tendo em vista a produção de materiais desenvolvidos pela própria autora. Como resultado da primeira etapa, se tem a compilação de dez eixos temáticos principais inseridos no aplicativo, visando abranger todo o conteúdo da série inicial escolhida. A respeito da segunda etapa se espera não só facilitar a dinâmica de sala de aula mas principalmente, favorecer a aprendizagem ao conciliar materiais inéditos e de revisão dos que já estão disponíveis na internet a fim de propiciar a discentes e docentes, em um mesmo espaço, diferentes possibilidades confiáveis de materiais para uso nos estudos de Química, através das abas criadas contendo podcasts, textos, quiz, mapas conceituais, listas de exercícios, experimentos de baixo custo financeiro e fácil reprodução através de folders ilustrativos de linguagem simples e objetiva e videoaulas com tradução em Libras. Além de ser possível potencializar as principais habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Médio, como o pensamento crítico, autônomo e reflexivo, tornando o indivíduo capaz de solucionar problemas e participar ativamente da construção de seu próprio conhecimento. Cabe ressaltar que o aplicativo não é restrito ao uso de professores, sendo possível a utilização por parte dos alunos que desejarem ampliar seus conhecimentos, visto que ele se encontra disponível gratuitamente através do link disposto no presente trabalho e futuramente, na loja de aplicativos de celulares do sistema operacional Android®.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.titleO aplicativo "universo da química" como recurso didático no ensino de química.pt_BR
dc.contributor.authorPaixão, Juliana Vianna Silva da
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples