dc.description.abstract | A pouca disponibilidade de materiais didáticos alternativos que auxiliem
professores e alunos no ensino de química orgânica, com enfoque na Educação
de Jovens e Adultos (EJA) ainda é um desafio. A carência de recursos e
ferramentas que subsidiem a prática pedagógica nessa modalidade de ensino,
principalmente, na disciplina de química é uma realidade e uma questão de
extrema relevância no contexto atual. Portanto, na tentativa de despertar o
interesse do aluno pelo aprendizado de química orgânica e contribuir para a
alfabetização científica, ressignificando a importância da química no cotidiano dos
discentes, nossa proposta foi o desenvolvimento de um material didático
diferenciado, utilizando a temática medicamentos. Dessa forma, o objetivo do
presente trabalho foi a produção de uma cartilha educativa na temática
medicamentos destinada a EJA, com ênfase em química orgânica para auxiliar
professores e, principalmente, alunos no processo de ensino-aprendizagem. O
material didático produzido baseou-se na interdisciplinaridade e na
contextualização, com a finalidade de favorecer o desenvolvimento de habilidades
e competências, ou seja, os aspectos cognitivos relacionados e contribuir para a
alfabetização científica, além de também promover a reflexão do público-alvo, em
uma perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A
cartilha educativa sobre medicamentos foi confeccionada através do programa ®
Microsoft Publisher 2010, sendo utilizada uma linguagem simples, dentro da
norma culta da língua portuguesa e próxima da realidade cultural e social do
aluno, respeitando-se as suas particularidades, sem que houvesse detrimento da
fundamentação teórica básica. A cartilha foi elaborada de acordo com o currículo
mínimo, apresentando os conhecimentos químicos intrínsecos articulados com
outras disciplinas, como a biologia por exemplo, e correlacionando-os com
situações reais e motivadoras. A partir da aplicação da oficina temática realizada
em quatro encontros presenciais, foi possível perceber a importância do
desenvolvimento de atividades diferenciadas para o EJA, com destaque para a
realização de experimentos e muitas outras possibilidades no âmbito da temática
explorada. Os resultados obtidos sugerem que o material didático produzido é
viável e possui um potencial relevante para auxiliar no processo de ensinoaprendizagem na EJA, sendo a abordagem realizada pelo professor através da
sua prática docente e autonomia pedagógica, fundamental para o êxito do
mesmo. | pt_BR |