Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-08-30T17:01:39Z
dc.date.available2024-08-30T17:01:39Z
dc.date.issued2018-06-21
dc.identifier.citationMORAIS, Jacson da Silva. Produção de uma cartilha educativa na temática medicamentos com ênfase em química orgânica para EJA. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2018. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1036
dc.description.abstractA pouca disponibilidade de materiais didáticos alternativos que auxiliem professores e alunos no ensino de química orgânica, com enfoque na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é um desafio. A carência de recursos e ferramentas que subsidiem a prática pedagógica nessa modalidade de ensino, principalmente, na disciplina de química é uma realidade e uma questão de extrema relevância no contexto atual. Portanto, na tentativa de despertar o interesse do aluno pelo aprendizado de química orgânica e contribuir para a alfabetização científica, ressignificando a importância da química no cotidiano dos discentes, nossa proposta foi o desenvolvimento de um material didático diferenciado, utilizando a temática medicamentos. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi a produção de uma cartilha educativa na temática medicamentos destinada a EJA, com ênfase em química orgânica para auxiliar professores e, principalmente, alunos no processo de ensino-aprendizagem. O material didático produzido baseou-se na interdisciplinaridade e na contextualização, com a finalidade de favorecer o desenvolvimento de habilidades e competências, ou seja, os aspectos cognitivos relacionados e contribuir para a alfabetização científica, além de também promover a reflexão do público-alvo, em uma perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A cartilha educativa sobre medicamentos foi confeccionada através do programa ® Microsoft Publisher 2010, sendo utilizada uma linguagem simples, dentro da norma culta da língua portuguesa e próxima da realidade cultural e social do aluno, respeitando-se as suas particularidades, sem que houvesse detrimento da fundamentação teórica básica. A cartilha foi elaborada de acordo com o currículo mínimo, apresentando os conhecimentos químicos intrínsecos articulados com outras disciplinas, como a biologia por exemplo, e correlacionando-os com situações reais e motivadoras. A partir da aplicação da oficina temática realizada em quatro encontros presenciais, foi possível perceber a importância do desenvolvimento de atividades diferenciadas para o EJA, com destaque para a realização de experimentos e muitas outras possibilidades no âmbito da temática explorada. Os resultados obtidos sugerem que o material didático produzido é viável e possui um potencial relevante para auxiliar no processo de ensinoaprendizagem na EJA, sendo a abordagem realizada pelo professor através da sua prática docente e autonomia pedagógica, fundamental para o êxito do mesmo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectMedicamentos – Manuais, guias etc.pt_BR
dc.subjectQuímica - Educação Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.titleProdução de uma cartilha educativa na temática medicamentos com ênfase em química orgânica para EJApt_BR
dc.contributor.authorMorais, Jacson da Silva
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples