• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Produção de uma cartilha educativa na temática medicamentos com ênfase em química orgânica para EJA

Thumbnail
Ver/
Jacson da Silva Morais.pdf (2.326Mb)
Fecha
2018-06-21
Autor
Morais, Jacson da Silva
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A pouca disponibilidade de materiais didáticos alternativos que auxiliem professores e alunos no ensino de química orgânica, com enfoque na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é um desafio. A carência de recursos e ferramentas que subsidiem a prática pedagógica nessa modalidade de ensino, principalmente, na disciplina de química é uma realidade e uma questão de extrema relevância no contexto atual. Portanto, na tentativa de despertar o interesse do aluno pelo aprendizado de química orgânica e contribuir para a alfabetização científica, ressignificando a importância da química no cotidiano dos discentes, nossa proposta foi o desenvolvimento de um material didático diferenciado, utilizando a temática medicamentos. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi a produção de uma cartilha educativa na temática medicamentos destinada a EJA, com ênfase em química orgânica para auxiliar professores e, principalmente, alunos no processo de ensino-aprendizagem. O material didático produzido baseou-se na interdisciplinaridade e na contextualização, com a finalidade de favorecer o desenvolvimento de habilidades e competências, ou seja, os aspectos cognitivos relacionados e contribuir para a alfabetização científica, além de também promover a reflexão do público-alvo, em uma perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A cartilha educativa sobre medicamentos foi confeccionada através do programa ® Microsoft Publisher 2010, sendo utilizada uma linguagem simples, dentro da norma culta da língua portuguesa e próxima da realidade cultural e social do aluno, respeitando-se as suas particularidades, sem que houvesse detrimento da fundamentação teórica básica. A cartilha foi elaborada de acordo com o currículo mínimo, apresentando os conhecimentos químicos intrínsecos articulados com outras disciplinas, como a biologia por exemplo, e correlacionando-os com situações reais e motivadoras. A partir da aplicação da oficina temática realizada em quatro encontros presenciais, foi possível perceber a importância do desenvolvimento de atividades diferenciadas para o EJA, com destaque para a realização de experimentos e muitas outras possibilidades no âmbito da temática explorada. Os resultados obtidos sugerem que o material didático produzido é viável e possui um potencial relevante para auxiliar no processo de ensinoaprendizagem na EJA, sendo a abordagem realizada pelo professor através da sua prática docente e autonomia pedagógica, fundamental para o êxito do mesmo.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1036
Colecciones
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV