Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-08-30T16:55:04Z
dc.date.available2024-08-30T16:55:04Z
dc.date.issued2018-09-04
dc.identifier.citationBARBOSA, Indira. Atividades experimentais investigativas, abordando a termoquímica: uma proposta de material didático para professores da Rede Pública de Teresópolis-RJ. 58f. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1035
dc.description.abstractA disciplina de Química vem sendo abordada de uma forma descontextualizada, gerando grande dificuldade dos alunos de compreendê-la. Em muitas escolas ainda há o desenvolvimento do modelo tradicional de ensino, onde o professor é único detentor de conhecimento, e os alunos apenas tábulas rasas, ignorando o conhecimento prévio dos mesmos sobre determinado assunto. Devemos pensar em um modelo educacional diferenciado para esses novos discentes, necessitando também que os professores adquiram uma nova postura em sala de aula, pois o ensino de Química vai além de transmitir apenas conhecimentos científicos, devese focar também na formação de um cidadão crítico, que irá ter mais facilidade assimilando conceitos químicos, com fatos corriqueiros do seu cotidiano. É importante o uso de ferramentas facilitadoras, para que os docentes consigam aguçar o interesse dos estudantes e os aproximem para a Química de uma maneira divertida, proporcionando que os alunos questionem e problematizem sobre o assunto abordado, promovendo a construção do conhecimento cognitivo, e tornando-os mais criativos, cooperativos e sociáveis. Em vista disso, este trabalho utilizou um guia didático, com conteúdos contextualizados abordando a unidade curricular de Termoquímica, junto à atividades experimentais investigativas, para serem utilizadas pelos professores das escolas públicas de Teresópolis-RJ, como ferramenta facilitadora de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio público. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário aberto, os resultados revelaram um cenário educacional em que há espaço e demanda para kits experimentais. Os docentes que participaram da pesquisa foram unânimes em afirmar que utilizariam o guia didático, e a proposta, variando somente no que diz respeito ao investimento financeiro na aquisição dos kits. Todos os docentes afirmaram ser adequadas os experimentos propostos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica – Guia didáticopt_BR
dc.subjectTermoquímicapt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.titleAtividades experimentais investigativas, abordando a termoquímica : uma proposta de material didático para professores da Rede Pública de Teresópolis-RJpt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Indira
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples