A base nacional curricular comum, o letramento científico e gramsci: há diálogos?
Resumen
A Base Nacional Curricular Comum é um documento de caráter normativo que
tem como objetivo traçar aquilo que é definido como essencial na aprendizagem
no decorrer dos anos escolares. Devido a falta de informações e conteúdos na
área das Ciências Naturais e suas Tecnologias por eles apresentadas, houve uma
grande preocupação acerca dos possíveis impactos negativos que tornar este
currículo oficial poderia trazer para o Ensino de Química no Brasil. Assim como um
distanciamento de uma educação integral baseada nos ideais gramscianos, e
também nas ideias da educação não bancária de Freire, pois entende-se uma
centralização nas competências. Portanto, este trabalho tem o objetivo de analisar
criticamente, através de uma perspectiva gramsciana, a Base Nacional Curricular
Comum, investigando se o conteúdo proposto pelo documento propicia o
Letramento Científico, nos moldes pensados por Wildson Luiz Pereira Santos,
para que o aluno possa receber a formação integral prometida pelo documento.
Ao fim do trabalho pretendeu-se demostrar as lacunas presentes no currículo,
desta forma apontando o apagamento do Ensino de Química durante o Ensino
Médio ocasionando impactos que com certeza serão percebidos no Letramento
Científico, com consequências a formação integral do grupo discente, por
conseguinte na sociedade.