Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-08-29T19:16:59Z
dc.date.available2024-08-29T19:16:59Z
dc.date.issued2021-02-21
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1030
dc.description.abstractO presente trabalho analisa as implicações raciais na percepção sobre ciência e representatividade dos alunos do curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (Duque de Caxias-RJ), na periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Dentro de um contexto exclusão escolar,ações de equidade social no Brasil tardias e de uma profunda desigualdade racial,, esta investigação partia da hipótese de que haveria uma baixa representatividade negra entre as referências das ciências dos estudantes, afinal como historicamente minorias nas universidades e centros de pesquisa, proporcionalmente seriam menos presentes em cargos ou realizações de grande alcance do público. Para aferir tal questão, os alunos foram estimulados a responder quem eram suas referências de cientistas, quais destes eram negros e onde tomaram conhecimento desses nomes. Os resultados mostraram uma predominância branca e expressou uma importante influência da escola na consolidação desse imaginário. Uma surpresa foi uma crescente participação das redes sociais e das artes no conhecimento de cientistas não-brancos. A partir dos resultados, a análise aqui presente discute como o padrão de ciência ainda reflete marcas do racismo estrutural, onde a ideia de ciência dominante permanece eurocentrada e como é resultado de uma exclusão e posterior invisibilidade de nomes pretos na produção de ciência e saberes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRacismo Estruturapt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectEnsino superior - formação de professorespt_BR
dc.subjectLicenciatura em Química - Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.titleRacismo, ensino superior e formação de professores: considerações sobre ciência e negritudept_BR
dc.contributor.authorSouza, Julio Cesar Rodrigues de
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples