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dc.date.accessioned2024-08-29T19:12:41Z
dc.date.available2024-08-29T19:12:41Z
dc.date.issued2023-07-13
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1029
dc.description.abstractA Química Verde (QV) é uma área da Química que surge devido a necessidade de propostas de novas rotas reacionais menos agressivas ao ecossistema. O recente campo de ensino em QV se origina de modo a colaborar com a alfabetização científica e com a difusão dos conhecimentos químicos que dizem respeito às inovações tecnológicas ditas verdes. Assim, esse campo vem crescendo continuamente com o surgimento dos debates sobre causas ambientais e, por esse motivo, faz-se necessário o estudo sobre a inclusão desse tema na formação docente. Nesse contexto, considerando a magnitude da QV no âmbito escolar, Shulman propõe um estudo no qual todo docente que exerce plenamente sua função necessita de <pedagogizar= o conteúdo transposto a fim de torná-lo acessível para impactar devidamente seu público alvo, a este tipo de habilidade o estudioso deu o nome de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, conhecido como PCK do inglês Pedagogical Content Knowledge. Por essa razão, consoante à relevância dos cursos de formação inicial de professores em abordar o assunto em pauta, este trabalho pretendeu investigar de que maneira a QV tem sido tratada nas disciplinas de Química do curso de Licenciatura em Química do IFRJ campus Duque de Caxias, analisando inclusive os métodos, possibilidades e limitações para enfoque do tema. Para a análise realizou-se um estudo baseado no Projeto Pedagógico de Curso e nas ementas das respectivas unidades curriculares obrigatórias de Química ofertadas nos períodos letivos de 2022. Ademais, foi feito um estudo sobre os modos de abordagem da Química Verde, baseado nos modelos de Burmeister, Rauch e Eilks, tendo obtido as respostas por intermédio de um questionário semiestruturado destinado aos docentes atuantes no período supracitado. Com base nos resultados obtidos, notou-se uma grande carência pelo enfoque da respectiva temática, quer seja nos documentos referidos ou no desenvolvimento das aulas. Embora haja uma disciplina optativa que verse exclusivamente sobre a QV, esta não faz parte da grade obrigatória e, portanto, fica condicionada à oferta da disciplina optativa a presença do tema na formação de licenciandos. Não obstante, durante a realização da pesquisa notou-se que os docentes participantes tiveram pouca ou nenhuma experiência na área referida, o que salienta a necessidade do aprimoramento continuado para aplicação do PCK em QV. Entretanto, os professores participantes afirmam ser muito importante que os alunos da licenciatura tenham contato com a QV durante a sua formação. Posto isso, espera-se que, com este trabalho, seja possível promover a discussão sobre a relevância de abordar os conceitos da QV durante o referido curso de forma transversal em todas as disciplinas ofertadas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Química - Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectQuímica ambiental - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de química - formação - Brasilpt_BR
dc.subjectQuímica verdept_BR
dc.subjectShulman, Lee S - Conhecimento pedagógico do conteúdopt_BR
dc.titleA química verde na formação de professores: um estudo sobre as disciplinas de química e o PCK dos docentes do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.contributor.authorLopes, Jose Victor Pereira
dc.typeTCCpt_BR


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