dc.description.abstract | A Química Verde (QV) é uma área da Química que surge devido a necessidade
de propostas de novas rotas reacionais menos agressivas ao ecossistema. O
recente campo de ensino em QV se origina de modo a colaborar com a
alfabetização científica e com a difusão dos conhecimentos químicos que
dizem respeito às inovações tecnológicas ditas verdes. Assim, esse campo
vem crescendo continuamente com o surgimento dos debates sobre causas
ambientais e, por esse motivo, faz-se necessário o estudo sobre a inclusão
desse tema na formação docente. Nesse contexto, considerando a magnitude
da QV no âmbito escolar, Shulman propõe um estudo no qual todo docente que
exerce plenamente sua função necessita de <pedagogizar= o conteúdo
transposto a fim de torná-lo acessível para impactar devidamente seu público alvo, a este tipo de habilidade o estudioso deu o nome de Conhecimento
Pedagógico do Conteúdo, conhecido como PCK do inglês Pedagogical Content
Knowledge. Por essa razão, consoante à relevância dos cursos de formação
inicial de professores em abordar o assunto em pauta, este trabalho pretendeu
investigar de que maneira a QV tem sido tratada nas disciplinas de Química do
curso de Licenciatura em Química do IFRJ campus Duque de Caxias,
analisando inclusive os métodos, possibilidades e limitações para enfoque do
tema. Para a análise realizou-se um estudo baseado no Projeto Pedagógico de
Curso e nas ementas das respectivas unidades curriculares obrigatórias de
Química ofertadas nos períodos letivos de 2022. Ademais, foi feito um estudo
sobre os modos de abordagem da Química Verde, baseado nos modelos de
Burmeister, Rauch e Eilks, tendo obtido as respostas por intermédio de um
questionário semiestruturado destinado aos docentes atuantes no período
supracitado. Com base nos resultados obtidos, notou-se uma grande carência
pelo enfoque da respectiva temática, quer seja nos documentos referidos ou no
desenvolvimento das aulas. Embora haja uma disciplina optativa que verse
exclusivamente sobre a QV, esta não faz parte da grade obrigatória e, portanto,
fica condicionada à oferta da disciplina optativa a presença do tema na
formação de licenciandos. Não obstante, durante a realização da pesquisa
notou-se que os docentes participantes tiveram pouca ou nenhuma experiência
na área referida, o que salienta a necessidade do aprimoramento continuado
para aplicação do PCK em QV. Entretanto, os professores participantes
afirmam ser muito importante que os alunos da licenciatura tenham contato
com a QV durante a sua formação. Posto isso, espera-se que, com este
trabalho, seja possível promover a discussão sobre a relevância de abordar os
conceitos da QV durante o referido curso de forma transversal em todas as
disciplinas ofertadas. | pt_BR |