Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-08-29T17:58:33Z
dc.date.available2024-08-29T17:58:33Z
dc.date.issued2018-06-26
dc.identifier.citationALMEIDA, Gabriella Barbosa de A química dos cosméticos: guia didático e proposta de uma oficina temática para o ensino médio. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1023
dc.description.abstractNo presente trabalho foi produzido um material didático-pedagógico com enfoque CTSA, onde seu principal objetivo foi contribuir para a formação de um cidadão crítico-reflexivo sobre um determinado contexto social. Para isso, utilizamos a temática cosméticos com ênfase nos conhecimentos químicos e biológicos intrínsecos, demonstrando sua importância no cotidiano através de uma abordagem contextualizada e interdisciplinar. O guia didático intitulado de “A química dos cosméticos: guia didático e proposta de uma oficina temática para o ensino médio” foi desenvolvido de forma interativa, para tornar o conteúdo curricular de química do ensino médio menos abstrato e os saberes científicos mais atrativos, aguçar a curiosidade, estimular a pesquisa e promover a reflexão sobre as ações cotidianas, dentro do contexto do tema central. De uma forma dinâmica, por meio de questionamentos ao longo dos textos e dos experimentos descritos. Nossa proposta foi atuar como coadjuvante no processo de ensino-aprendizagem, fornecendo um material alternativo que possa complementar as aulas da disciplina de Química na educação básica. Portanto, instigar a autonomia do aluno para que ele seja capaz de buscar mais informações, contribuindo dessa forma, para a melhoria do desempenho cognitivo dos mesmos foi o nosso desafio. O tema cosméticos foi escolhido por estar presente no nosso dia-a-dia, devido também ao consumo crescente de produtos de beleza, além de ser um tema rico conceitualmente, onde foi possível ser trabalhado distintos conceitos dentro da disciplina em questão. Na elaboração do guia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito dos assuntos e experimentos relacionados ao pH e saúde, com enfoque nos aspectos da pele e cabelo. Os experimentos, a fim de serem utilizados em uma oficina temática, tiveram como matéria-prima materiais alternativos e de fácil aquisição com seus procedimentos e roteiros testados previamente. Ao final, o guia foi avaliado por dois professores de Química, através de um questionário avaliativo aberto. As perguntas se basearam nos critérios estabelecidos pelo PNLD 2018. Os resultados obtidos sugerem que o material didático produzido é viável e possui um potencial relevante para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química, de modo que a abordagem realizada pelo professor através da sua prática docente e autonomia pedagógica no desenvolvimento de uma oficina temática, se apresentam fundamental para o êxito do mesmo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectCosméticos - Químicapt_BR
dc.subjectCosméticos – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCosméticos – Manuais, guias e etcpt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.titleA química dos cosméticos: guia didático e proposta de uma oficina temática para o ensino médiopt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Gabriella Barbosa de
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples