A química dos cosméticos: guia didático e proposta de uma oficina temática para o ensino médio
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Data
2018-06-26Autor
Almeida, Gabriella Barbosa de
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No presente trabalho foi produzido um material didático-pedagógico com enfoque
CTSA, onde seu principal objetivo foi contribuir para a formação de um cidadão
crítico-reflexivo sobre um determinado contexto social. Para isso, utilizamos a
temática cosméticos com ênfase nos conhecimentos químicos e biológicos
intrínsecos, demonstrando sua importância no cotidiano através de uma abordagem
contextualizada e interdisciplinar. O guia didático intitulado de “A química dos
cosméticos: guia didático e proposta de uma oficina temática para o ensino médio”
foi desenvolvido de forma interativa, para tornar o conteúdo curricular de química do
ensino médio menos abstrato e os saberes científicos mais atrativos, aguçar a
curiosidade, estimular a pesquisa e promover a reflexão sobre as ações cotidianas,
dentro do contexto do tema central. De uma forma dinâmica, por meio de
questionamentos ao longo dos textos e dos experimentos descritos. Nossa proposta
foi atuar como coadjuvante no processo de ensino-aprendizagem, fornecendo um
material alternativo que possa complementar as aulas da disciplina de Química na
educação básica. Portanto, instigar a autonomia do aluno para que ele seja capaz
de buscar mais informações, contribuindo dessa forma, para a melhoria do
desempenho cognitivo dos mesmos foi o nosso desafio. O tema cosméticos foi
escolhido por estar presente no nosso dia-a-dia, devido também ao consumo
crescente de produtos de beleza, além de ser um tema rico conceitualmente, onde
foi possível ser trabalhado distintos conceitos dentro da disciplina em questão. Na
elaboração do guia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito dos assuntos
e experimentos relacionados ao pH e saúde, com enfoque nos aspectos da pele e
cabelo. Os experimentos, a fim de serem utilizados em uma oficina temática, tiveram
como matéria-prima materiais alternativos e de fácil aquisição com seus
procedimentos e roteiros testados previamente. Ao final, o guia foi avaliado por dois
professores de Química, através de um questionário avaliativo aberto. As perguntas
se basearam nos critérios estabelecidos pelo PNLD 2018. Os resultados obtidos
sugerem que o material didático produzido é viável e possui um potencial relevante
para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química, de
modo que a abordagem realizada pelo professor através da sua prática docente e
autonomia pedagógica no desenvolvimento de uma oficina temática, se apresentam
fundamental para o êxito do mesmo.