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dc.date.accessioned2024-08-29T17:49:34Z
dc.date.available2024-08-29T17:49:34Z
dc.date.issued2023-07-07
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1022
dc.description.abstractO cenário brasileiro ainda apresenta algumas dificuldades em relação ao ensino da Química no ensino médio. Melhorar os resultados educacionais exigirá esforços em muitas frentes, mas uma premissa central deste trabalho é que uma parte da solução envolve ajudar os alunos a organizarem melhor sua compreensão de Química através do uso de esquemas de aprendizagem. No presente trabalho utilizou-se os mapas conceituais como ferramenta no processo de aprendizagem de Química. Derivados da concepção de aprendizagem significativa conforme a teoria de Ausubel, os mapas conceituais são diagramas bidimensionais, cujo objetivo é representar as relações entre os conceitos, por meio de proposições, em um determinado tópico. Participaram da pesquisa 22 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – campus Duque de Caxias. Os dados foram coletados a partir da construção de mapas conceituais, analisados a partir de critérios pré-estabelecidos. Ao término, os alunos responderam a um questionário de avaliação da ferramenta de aprendizagem. As maiores dificuldades estiveram relacionadas à ausência de exemplos nos mapas e à falta de ordenamento/planejamento estrutural das ideias, um processo cognitivo que se torna explícito durante a construção dos mapas. Com essa análise, foi possível constatar que a estratégia dos mapas conceituais é um recurso válido para perceber as limitações e potencialidades de aprendizagem dos alunos. A esperança é que este trabalho promova melhorias na aprendizagem dos alunos, mostrando um método de estudo que poderia ajudá-los a alcançar seus objetivos de aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeoria da Aprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectAusubel, David Paul, 1918-pt_BR
dc.subjectMapas Conceituaispt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectLicenciatura em Química - Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.titleO uso de Mapas Conceituais como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Químicapt_BR
dc.contributor.authorMattos, Camila Silva
dc.typeTCCpt_BR


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