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dc.date.accessioned2024-08-28T16:35:17Z
dc.date.available2024-08-28T16:35:17Z
dc.date.issued2018-12
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1010
dc.description.abstractA participação dos alunos em programas e projetos na graduação é de extrema importância tanto para sua formação acadêmica e pessoal quanto para a melhoria dos cursos de Ensino Superior. Além disso, a participação nestes programas pode auxiliar na permanência desses graduandos nos cursos, especialmente os estudantes de vulnerabilidade econômica, visto que muitos destes programas estão vinculados a uma bolsa. No IFRJ campus Duque de Caxias são desenvolvidos diversos programas e projetos visando a melhor formação docente e a diminuição da evasão, dentre estes, pode-se citar o Programa de Educação Tutorial - Química Supramolecular, Nanociência e Nanotecnologia (PETNANO). Este programa desenvolve atividades relacionadas a tríade universitária, ou seja, atividades relacionadas ao ensino, a pesquisa e a extensão, e visa um trabalho tutorial em grupo, contando com 12 bolsistas permanentes e até 6 voluntários. No caso específico do PETNANO, que está vinculado ao curso de Licenciatura em Química do IFRJ campus Duque de Caxias, as atividades propostas visam aproximar os discentes participantes da prática docente, trabalhando no desenvolvimento de diversos materiais acadêmicos, na divulgação científica e da ciência no próprio campus e também em outras Instituições de Ensino. Neste sentido, este estudo objetivou analisar o impacto desse programa na formação dos seus integrantes, futuros professores de Química. Para isso foi feita uma pesquisa de cunho qualitativo utilizando como instrumento de coleta de dados a análise documental e o questionário para obter todas as percepções e interpretações possíveis dos sujeitos da pesquisa sobre o assunto do estudo. Na análise documental foi consultado o site do Sistema de Gestão do Programa de Educação Tutorial – SIGPET, a secretária de graduação do IFRJ campus Duque de Caxias e o relatório da visita in loco do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação - CLAA/PET/IFRJ, do ano de 2017. O questionário foi composto por oito perguntas do tipo abertas e fechadas que versavam sobre os objetivos da pesquisa. O mesmo foi aplicado a 13 (treze) dos 15 (quinze) integrantes do grupo. Diante dos resultados obtidos concluímos que o programa exerce uma notável contribuição para a formação desses graduandos, servindo de estimulo para que os mesmos continuem no curso e como consequência, contribuindo para a diminuição da evasão e para a melhoria do curso de Licenciatura em Química do IFRJ campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.subjectPrograma de Educação Tutorialpt_BR
dc.titlePrograma de educação tutorial do IFRJ campus Duque de Caxias: impactos na formação docente dos bolsistas e voluntários do programapt_BR
dc.contributor.authorCunha, Beatriz Soares
dc.typeTCCpt_BR


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