Programa de educação tutorial do IFRJ campus Duque de Caxias: impactos na formação docente dos bolsistas e voluntários do programa
Resumen
A participação dos alunos em programas e projetos na graduação é de extrema
importância tanto para sua formação acadêmica e pessoal quanto para a melhoria
dos cursos de Ensino Superior. Além disso, a participação nestes programas pode
auxiliar na permanência desses graduandos nos cursos, especialmente os
estudantes de vulnerabilidade econômica, visto que muitos destes programas estão
vinculados a uma bolsa. No IFRJ campus Duque de Caxias são desenvolvidos
diversos programas e projetos visando a melhor formação docente e a diminuição da
evasão, dentre estes, pode-se citar o Programa de Educação Tutorial - Química
Supramolecular, Nanociência e Nanotecnologia (PETNANO). Este programa
desenvolve atividades relacionadas a tríade universitária, ou seja, atividades
relacionadas ao ensino, a pesquisa e a extensão, e visa um trabalho tutorial em
grupo, contando com 12 bolsistas permanentes e até 6 voluntários. No caso
específico do PETNANO, que está vinculado ao curso de Licenciatura em Química
do IFRJ campus Duque de Caxias, as atividades propostas visam aproximar os
discentes participantes da prática docente, trabalhando no desenvolvimento de
diversos materiais acadêmicos, na divulgação científica e da ciência no próprio
campus e também em outras Instituições de Ensino. Neste sentido, este estudo
objetivou analisar o impacto desse programa na formação dos seus integrantes,
futuros professores de Química. Para isso foi feita uma pesquisa de cunho
qualitativo utilizando como instrumento de coleta de dados a análise documental e o
questionário para obter todas as percepções e interpretações possíveis dos sujeitos
da pesquisa sobre o assunto do estudo. Na análise documental foi consultado o site
do Sistema de Gestão do Programa de Educação Tutorial – SIGPET, a secretária de
graduação do IFRJ campus Duque de Caxias e o relatório da visita in loco do Comitê
Local de Acompanhamento e Avaliação - CLAA/PET/IFRJ, do ano de 2017. O
questionário foi composto por oito perguntas do tipo abertas e fechadas que
versavam sobre os objetivos da pesquisa. O mesmo foi aplicado a 13 (treze) dos 15
(quinze) integrantes do grupo. Diante dos resultados obtidos concluímos que o
programa exerce uma notável contribuição para a formação desses graduandos,
servindo de estimulo para que os mesmos continuem no curso e como
consequência, contribuindo para a diminuição da evasão e para a melhoria do curso
de Licenciatura em Química do IFRJ campus Duque de Caxias.