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Desastre de Mariana: uma abordagem sobre a análise de água para o Ensino Médio

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Beatriz Pereira Cavalcante.pdf (6.048Mb)
Data
2018-06
Autor
Cavalcante, Beatriz Pereira
Metadata
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Resumo
Estudos mostram que disciplinas da área de exatas, como matemática, física e química, são consideradas as vilãs pelos alunos no ensino médio, embora existam tantos recursos didáticos, para que se tornem mais atrativas. Neste contexto, o trabalho utilizou recursos didáticos, como TIC's, CTSA e abordagem por investigação para facilitar o ensino-aprendizagem e contextualizar os fatos do cotidiano com os conteúdos de química. O trabalho foi aplicado em uma turma do 2° ano do Ensino Médio regular contando com a participação, em média, de 13 alunos. O trabalho utilizou como tema gerador o desastre ocorrido na cidade de Mariana, MG, em 2015, causado pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineração. Este tema foi escolhido devido à grande possibilidade de conexão entre o meio social e o cotidiano do aluno com o meio científico, além de ser uma temática atual, que permite uma abordagem sobre a análise de água. O conteúdo de química abordado nesta temática foi pH. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas, sendo que na primeira etapa foi aplicado um pré-questionário a fim de levantar informações dos alunos acerca da sua relação com a disciplina de química e o desastre ocorrido em Mariana - MG. Na segunda etapa foi realizada a apresentação de vídeos e leitura de textos sobre o desastre, que permitiram a realização de um debate e a produção de resumos como atividade avaliativa. Na terceira etapa foi realizado um estudo de caso sobre a contaminação da água após o desastre, com foco em CTSA, no qual foram apresentados os conceitos sobre metais pesados e as características físico-químicas da água. A quarta última etapa se resumiu na realização das atividades experimentais, do tipo investigativa, sobre análise de água utilizando materiais alternativos. Nos experimentos foram realizados ensaios para a determinação de cloro livre, dureza, pH e turbidez em amostras de água. Durante a aplicação, os alunos se mostraram interessados e participativos, tanto nos debates como na realização dos experimentos. Assim, esperamos que os alunos tenham conseguido relacionar os conteúdos de química com fatos do cotidiano, de uma forma mais atrativa, e que esta experiência tenha contribuído com a formação cidadã prevista pela Lei das Diretrizes e Bases (LDB 9394/96).
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1009
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

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