Search
Now showing items 1-10 of 11
Produção e aplicação de material didático para alunos com deficiênica visual
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
Nos últimos anos, pesquisadores da área de Educação vêm desenvolvendo novas
metodologias de ensino para permitir uma Educação Inclusiva a alunos que
possuem quaisquer tipos de deficiência. Quando trabalhada pelo professor ...
A temática cosméticos no ensino de química : uma proposta de oficina
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
O meio ambiente e sua devida preservação vem sendo centro de discussões diversas entre aqueles que defendem uma preservação mais intensa do meio ambiente e por aqueles que pensam que meio ambiente e desenvolvimento devem ...
Destiladores a partir de materiais alternativos: um recurso didático para professores de ensino médio
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-11-18)
O Ensino de química possui a característica de ser abstrato e muitas vezes de
difícil aprendizado, pela difícil visualização do conteúdo pelo aluno e assim
dispersando-se em sala. O ensino deve ir além do tradicional, ...
O uso de Mapas Conceituais como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Química
(IFRJ - Campus Duque de Caxias, 2023-07-07)
O cenário brasileiro ainda apresenta algumas dificuldades em relação ao
ensino da Química no ensino médio. Melhorar os resultados educacionais
exigirá esforços em muitas frentes, mas uma premissa central deste
trabalho ...
Produção de uma cartilha educativa na temática medicamentos com ênfase em química orgânica para EJA
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-21)
A pouca disponibilidade de materiais didáticos alternativos que auxiliem
professores e alunos no ensino de química orgânica, com enfoque na Educação
de Jovens e Adultos (EJA) ainda é um desafio. A carência de recursos ...
Mangá no ensino de química: desenvolvimento de uma oficina de histórias em quadrinhos na educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA) para abordagem do tema “aditivos alimentares".
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-10)
O Ensino de Química, principalmente no Ensino Médio, tem sido marcado por
conteúdos teóricos, de forma descontextualizada e não interdisciplinar gerando nos
alunos um sentimento de desconforto em relação ao aprendizado. ...
A base nacional curricular comum, o letramento científico e gramsci: há diálogos?
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-10-18)
A Base Nacional Curricular Comum é um documento de caráter normativo que
tem como objetivo traçar aquilo que é definido como essencial na aprendizagem
no decorrer dos anos escolares. Devido a falta de informações e ...
Guia didático digital sobre diferentes métodos de extração de produto natural como proposta para o ensino de química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-19)
O ensino de química atualmente ocorre, em muitos casos, de maneira
desmotivadora e descontextualizada, onde o professor apenas transmite conceitos,
em sua grande maioria, abstratos, contendo diversas fórmulas e leis. Com ...
Uma proposta de guia didático para professores de Química do estado do Rio de Janeiro: busca por um ensino diferenciado
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-12)
O trabalho trata sobre as dificuldades que os professores das escolas estaduais
possuem para dar aulas de Química diferenciadas que atraiam os estudantes do
Ensino Médio regular. Partiu-se do princípio que durante a ...
Ensino de Química e afetividade: o impacto das relações construídas no contexto educacional.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-21)
A afetividade no ensino é uma temática pouco discutida apesar de sua grande
relevância. Foi justamente por uma análise de fatores durante a minha formação
acadêmica, tais como as vivências do Estágio Curricular I e da ...