Repositório do Instituto Federal do Rio de Janeiro: Recent submissions
Now showing items 61-80 of 832
-
Coronaover : oportunizando a alfabetização científica por intermédio de um jogo digital
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)A pandemia revelou um distanciamento da ciência por parte da população. Tratamentos inexistentes ou ineficazes para a doença e a desconfiança em relação à vacina ainda ecoam no imaginário de muitas pessoas. O objetivo da ... -
Saberes milenares para o ensino da física contemporânea : proposta de sequência didática
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: MOURA, Rafael Tomé de. Um episódio da história a partir de uma perspectiva decolonial: o ensino da força de atrito em um curso a distância de graduação. Orientador: Maria Cristiane do ... -
Um episódio da história a partir de uma perspectiva decolonial : o ensino da força de atrito em um curso a distância de graduação
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)A partir do momento que entramos na escola, somos conduzidos a aprender e entender a ciência direcionada às produções e conceitos científicos ocidentais. Sendo assim, têm-se a impressão de que toda criação intelectual ... -
Sentindo as estrelas : possibilidades para pessoas com deficiência visual explorarem o universo
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: BARROS, Raquel. Acessibilidade e inclusão: divulgando a ciência em museus por meio do planetário para pessoas com deficiência visual. Orientador: Eline Deccache-Maia. 2024. 95 f. Dissertação ... -
Acessibilidade e inclusão : divulgando a ciência em museus por meio do planetário para pessoas com deficiência visual
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Embora o tema acessibilidade em museus e centros de ciências não seja algo dos tempos atuais, há muito o que discutir, visto que já não é mais um interesse único daqueles com deficiências, os profissionais que trabalham ... -
Cartilha : desvelando o texto fílmico de produções audiovisuais sobre mudanças climáticas
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: MONTEIRO, Sílvia Pinto. Vídeos do Youtube sobre mudanças climáticas: produção de uma cartilha a partir da sua análise fílmica. Orientador: Marcus Vinícius da Silva Pereira. 2024. 84 f. ... -
Vídeos do Youtube sobre mudanças climáticas : produção de uma cartilha a partir de sua análise fílmica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)O crescente desenvolvimento de tecnologias digitais de informação e comunicação vem criando novos desafios em todos os campos, sociais, científicos e econômicos 3 e a escola, o ensino e a educação não ficam fora dessa ... -
Mini-histórias de uma educação infantil desemparedada
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: SOUZA, Daiane Antonio dos Santos. Educação infantil e a questão ambiental: uma pesquisa com mini-histórias numa escola municipal carioca. Orientador: Alexandre Maia Bomfim. 2024. 70 f. ... -
Educação infantil e a questão ambiental : uma pesquisa com mini-histórias numa escola municipal carioca
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Esta dissertação possui como objetivo analisar e cultivar a relação entre a Educação Infantil e a natureza, enfatizando como experiências ao ar livre aproxima a Educação Ambiental Crítica, especialmente no contexto ... -
Explorando os caminhos dos alimentos : Oficina Interativa para inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de ciências
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)Produto educacional da dissertação: PINTO, Maria José Barbosa. Explorando os caminhos dos alimentos: Oficina Interativa para o ensino de ciências de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Orientador: Grazielle ... -
Explorando os caminhos dos alimentos : Oficina Interativa para o ensino de ciências de estudantes com Transtorno do Espectro Autista
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Esta pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições de um recurso didático pedagógico, sob a forma de oficinas interativas, no ensino de Ciências da Natureza, com foco na temática Vida e Evolução, para a aprendizagem, ... -
Uma ponte entre aula-passeio : o museu de ciências e a escola
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: TAVEIROS, Elizabeth Martins Tavares. Formação inicial de professores como uma ponte entre o museu de ciências e a escola. Orientador: Grazielle Rodrigues Pereira. 2024. 84 f. Dissertação ... -
Formação inicial de professores como uma ponte entre o museu de ciências e a escola
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)A aproximação entre comunidade escolar e os espaços não formais de educação, por meio das visitas dos alunos, podem criar a vontade de explorar, descobrir e se inspirar. Tirar os alunos dos muros escolares é também uma ... -
Videoanálise de experimentos com pluviômetros associada à metodologia de instrução por colegas : uma sequência didática para o ensino de geometria
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: NUNES, André Luis. Videoanálise de experimentos com pluviômetros associada à metodologia de instrução por colegas: uma sequência didática para o ensino de geometria. Orientador: Vitor ... -
Vídeoanálise de experimentos com pluviômetros associada à metodologia de instrução por colegas : uma sequência didática para ensino de geometria
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Nesta dissertação, apresentamos uma proposta de trabalho integradora dos conceitos de geometria com a videoanálise de experimentos com pluviômetros artesanais utilizando o software tracker, relacionando-o com a prototipagem ... -
Roteiro para visitas a museus : roteiro de visitação a museus de ciências na Baixada Fluminense
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: SILVA, D. N. da. Entre museus de ciências e escolas: preparação de uma visita a um espaço museal na Baixada Fluminense. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em ensino de ciências) ... -
Horta escolar e o protagonismo dos estudantes da EJA no CIEP Armindo Marílio Doutel de Andrade
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: RIBEIRO, Rafaela Corrêa. A horta escolar e o protagonismo dos estudantes na EJA no ensino fundamental num CIEP da rede municipal do Rio de Janeiro. Orientador: Denise Leal Castro. 2024. ... -
A horta escolar e o protagonismo dos estudantes da EJA no ensino fundamental num CIEP da rede municipal do Rio de Janeiro
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)A pesquisa investigou se a Horta Escolar favoreceu a formação para cidadania e o protagonismo dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA do CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade que fica localizado no bairro ... -
Análise dos principais dispositivos de controle ambiental em postos de combustíveis
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Os postos de combustíveis são estabelecimentos com atividades potencialmente poluidoras, principalmente pelo fato de prestarem serviços como: estocagem de combustíveis, lavagem de carros, troca de óleos lubrificantes entre ... -
Identificação e priorização das pressões e setores dentro da ResexMar-AC: a criação das bases do AIE (Integrated Ecossystem Assessment)
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2024)A Avaliação Integrada do Ecossistema (AIE) é uma ferramenta que visa fornecer subsídios para a gestão sustentável dos recursos naturais de áreas previamente estabelecidas por meio da aplicação de questionários aos usuários ...