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dc.date.accessioned2024-08-26T14:57:12Z
dc.date.available2024-08-26T14:57:12Z
dc.date.issued2016-07-22
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/992
dc.description.abstractVivemos em uma sociedade voltada para o consumo, ou mais especificamente, voltada para os interesses dos produtores. Somos frequentemente expostos a sedutores anúncios publicitários que nos fazem acreditar que para ″ser″ é necessário ″ter″. Esta sedução que nos conduz ao consumo se inicia cedo, normalmente dentro de casa, influenciada por propagandas, programas infantis e, não raramente, pelos pais e familiares. A pesquisa seguinte tratará como os ensinamentos relativos ao consumo oriundos dos pais e/ou responsáveis, dos professores e da sociedade em geral refletem no adolescente, e a que ponto essa influência interfere em suas tomadas de decisões. Muitas vezes imperceptivelmente, o estímulo parte dos pais e/ou responsáveis, pois os mesmos já criam na criança, desde muito cedo, a ideia de que comprar e ser feliz são atos muito próximos. Em vista disso, pretendemos investigar como tem sido a decisão dos alunos diante de uma situação de consumo, e que influência seus responsáveis, professores e a sociedade têm exercido sobre eles.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCampus Paracambi, IFRJ, 2016pt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleEducação financeira: um estudo sobre consumo e tomadas de decisões de adolescentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR


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