Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVilarim, Gilvan de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-13T21:09:09Z
dc.date.available2024-08-13T21:09:09Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationNUNES, Elineide Camelo; MASKE, Paula Gabriela. Computação desplugada: uma proposta de sequência didática para os estudantes do 2° anodo Ensino Fundamental. Orientador: Gilvan de Oliveira Vilarim. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Informática Aplicada à Educação), Instituto Federal do Rio de Janeiro, São João de Meriti, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/956
dc.description.abstractAs mudanças trazidas por tecnologias digitais de informação e comunicação têm afetado a sociedade como um todo e também a educação. A área de computação é vista como fundamental para a formação dos estudantes, na medida em que seus princípios e conceitos podem ser utilizados na resolução de problemas, em especial os conceitos relacionados ao pensamento computacional. O trabalho traz como proposta uma sequência didática tendo como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental, aliando habilidades relacionadas ao pensamento computacional e outras áreas de conhecimento por meio de prática com Computação Desplugada. A metodologia envolveu uma pesquisa de natureza exploratória, com coleta e discussão de referenciais teóricos sobre as temáticas abordadas, bem como a estruturação de uma proposta contendo uma sequência didática aplicável a estudantes de 2o ano do Ensino Fundamental, envolvendo as áreas de computação, matemática, língua portuguesa e geografia. Por nossa experiência como docentes, nossa inspiração é a de turmas de Ensino Fundamental da rede municipal de Rio das Ostras. O detalhamento indica ser possível trabalhar com habilidades da Base Nacional Comum Curricular, tanto das áreas de conhecimento regulares como as habilidades para a Computação, recentemente inseridas em documento próprio. A proposta se mostra viável de ser replicada em turmas e escolas diferentes com materiais simples, especialmente aquelas com carência de recursos tecnológicos, promovendo o desenvolvimento de habilidades relacionadas a algoritmos, abstração e pensamento computacional como um todo, em um contexto além da área de computação. O trabalho abre espaço para possíveis relatos e amostragens sobre o tema já que a sequência didática proposta não foi realizada, mas foi pensada de modo a servir como ideia e dica para trabalhar a Computação de maneira desplugada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITIpt_BR
dc.subjectComputação Desplugadapt_BR
dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleComputação desplugada: uma proposta de sequência didática para os estudantes do 2° ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.contributor.authorNunes, Elineide Camelo
dc.contributor.authorMaske, Paula Gabriela
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples