Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorValente, Leonardo Valesi
dc.date.accessioned2024-08-07T15:06:55Z
dc.date.available2024-08-07T15:06:55Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationSILVA, Ana Beatriz Marques. Contribuições do método montessoriano para o processo criativo de estudantes na educação infantil: uma revisão de literatura. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/941
dc.description.abstractA criatividade é uma característica primordial e cada vez mais abordada no contexto global atual. Em vista disso, deseja-se acirradamente a estimular precocemente, visando preparar os indivíduos para inúmeras demandas úteis da vida. Dentro do tema da criatividade, apresenta-se o método montessoriano, uma abordagem pedagógica, tem se popularizado como uma metodologia que pode auxiliar no desenvolvimento dos processos criativos educação infantil. A presente revisão narrativa da literatura objetivou descrever as possibilidades de contribuição do método montessoriano para o desenvolvimento do processo criativo e da motivação de estudantes da educação infantil. Para tanto, realizou-se uma busca de estudos relevantes ao tema do presente trabalho de conclusão de curso sem recorte temporal nas bases de dados e fontes de informação Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia, Biblioteca Virtual em Saúde, Scientific Electronic Library Online, Portal de Periódicos CAPES, a plataforma Science Direct e o Journal of Montessori Research. Identificou-se cinco publicações sobre o método montessoriano nos contextos educacionais infantis e sua relação com a criatividade. A indicação de resultados, verificada na análise destas publicações incluídas, para a presente revisão, apontou que a utilização do método montessoriano na educação infantil é benéfica para o processo criativo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS REALENGOpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectMontessoript_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleContribuições do método montessoriano para o processo criativo de estudantes na educação infantil: uma revisão de literaturapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Ana Beatriz Marques
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples