Contribuições do método montessoriano para o processo criativo de estudantes na educação infantil: uma revisão de literatura
Abstract
A criatividade é uma característica primordial e cada vez mais abordada no contexto global atual. Em vista disso, deseja-se acirradamente a estimular precocemente, visando preparar os indivíduos para inúmeras demandas úteis da vida. Dentro do tema da criatividade, apresenta-se o método montessoriano, uma abordagem pedagógica, tem se popularizado como uma metodologia que pode auxiliar no desenvolvimento dos processos criativos educação infantil. A presente revisão narrativa da literatura objetivou descrever as possibilidades de contribuição do método montessoriano para o desenvolvimento do processo criativo e da motivação de estudantes da educação infantil. Para tanto, realizou-se uma busca de estudos relevantes ao tema do presente trabalho de conclusão de curso sem recorte temporal nas bases de dados e fontes de informação Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia, Biblioteca Virtual em Saúde, Scientific Electronic Library Online, Portal de Periódicos CAPES, a plataforma Science Direct e o Journal of Montessori Research. Identificou-se cinco publicações sobre o método montessoriano nos contextos educacionais infantis e sua relação com a criatividade. A indicação de resultados, verificada na análise destas publicações incluídas, para a presente revisão, apontou que a utilização do método montessoriano na educação infantil é benéfica para o processo criativo.