Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Simone Maria Puresa Fonseca
dc.date.accessioned2024-05-21T19:40:57Z
dc.date.available2024-05-21T19:40:57Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationSILVA, Andressa Camilla Mendes da. Inclusão no ensino superior: um relato de experiência de uma monitoria acadêmica no período de pandemia da COVID-19. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/844
dc.description.abstractA Constituição Federal de 1988 assegura o Direito à Educação de forma isonômica ao longo da vida, bem como garante o atendimento educacional especializado, junto ao Programa Incluir de acessibilidade à Educação Superior. Evidencia-se um crescente aumento de estudantes com necessidades específicas matriculados no Ensino Superior. A pandemia de COVID-19 convocou a retomada do ensino no formato de Atividades Pedagógicas não presenciais (APNPs). Em face disso se faz necessário refletir a respeito do processo de inclusão de estudantes com necessidades específicas durante as APNPs. Objetivo: Descrever as experiências de uma monitoria acadêmica realizada junto a estudantes com necessidades específicas em uma Instituição Federal de Ensino Superior da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Trata-se de um relato de experiência de uma monitoria acadêmica no decorrer das APNPs. A monitoria é uma das ações enquanto estratégia facilitadora do processo de ensino aprendizagem que junto ao núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas oferece suporte aos estudantes com necessidades específicas no acesso às APNPs. A pesquisa corrobora com a atuação da monitoria junto ao núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas, visto que suas ações favorecem o acesso às APNPs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS REALENGOpt_BR
dc.subjectEducação Inclusiva; Ensino Superior; Monitor; COVID-19.pt_BR
dc.titleInclusão no ensino superior: um relato de experiência de uma monitoria acadêmica no período de pandemia da COVID-19.pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Andressa Camilla Mendes da
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples