Inclusão no ensino superior: um relato de experiência de uma monitoria acadêmica no período de pandemia da COVID-19.
Abstract
A Constituição Federal de 1988 assegura o Direito à Educação de forma
isonômica ao longo da vida, bem como garante o atendimento educacional
especializado, junto ao Programa Incluir de acessibilidade à Educação
Superior. Evidencia-se um crescente aumento de estudantes com
necessidades específicas matriculados no Ensino Superior. A pandemia de
COVID-19 convocou a retomada do ensino no formato de Atividades
Pedagógicas não presenciais (APNPs). Em face disso se faz necessário refletir
a respeito do processo de inclusão de estudantes com necessidades
específicas durante as APNPs. Objetivo: Descrever as experiências de uma
monitoria acadêmica realizada junto a estudantes com necessidades
específicas em uma Instituição Federal de Ensino Superior da Zona Oeste do
Rio de Janeiro. Trata-se de um relato de experiência de uma monitoria
acadêmica no decorrer das APNPs. A monitoria é uma das ações enquanto
estratégia facilitadora do processo de ensino aprendizagem que junto ao
núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas oferece
suporte aos estudantes com necessidades específicas no acesso às APNPs. A
pesquisa corrobora com a atuação da monitoria junto ao núcleo de atendimento
às pessoas com necessidades específicas, visto que suas ações favorecem o
acesso às APNPs.