Estudo de caso na área de ensino de metrologia básica aplicado ao ensino médio técnico em química.
Resumen
Atualmente, segundo Baker (2016), há uma “crise de reprodutibilidade” nos
resultados científicos. Embora afirme que a Química é uma das áreas mais
confiáveis, ainda há uma parcela de publicações que apresentam baixa análise
estatística em seus resultados finais. Foca-se na Química Analítica, uma ciência que
tem como finalidade identificar e quantificar um ou mais analitos presentes em
amostras, utilizada em diversas pesquisas experimentais. Com isso, torna-se trivial
garantir a integridade destes resultados obtidos através da aplicação dos conceitos
de Metrologia Química e das Boas Práticas de Laboratório (BPL). Para tornar
possível desenvolver essa noção nos futuros profissionais da Química, utilizou-se da
ferramenta de estudos de caso para contemplar o desenvolvimento do olhar crítico,
capacidade de decisão e aplicação dos conceitos específicos em um determinado
problema. Sendo assim, o presente trabalho teve como foco auxiliar os discentes no
processo de construção do conhecimento quanto aos conceitos de Metrologia
Básica e BPL na disciplina de Química Analítica. O trabalho foi desenvolvido com os
alunos do 6o período do curso técnico em Química do Instituto Federal do Rio de
Janeiro, campus Duque de Caxias. Neste contexto, os alunos foram submetidos a
aplicação de questionário prévio, aula expositiva e estudos de caso. Na primeira
etapa, aplicou-se um questionário contendo três perguntas objetivas abordando os
seguintes tópicos: conceitos de exatidão e precisão, importância de se expressar os
resultados estatísticos e a definição de resultado experimental confiável. A segunda
etapa foi uma aula expositiva sobre os conceitos de estatística e questões de Boas
Práticas de Laboratório relacionadas a confiança dos resultados. Como última etapa
foram distribuídos três estudos de caso abordando a técnica de análise titulométrica.
As abordagens foram sobre as práticas de: quantificação de cloreto de sódio,
peróxido de hidrogênio e cálcio. No estudo de caso foram apresentados aos
discentes o procedimento experimental, a descrição das ações do operador, os
dados experimentais e três questões objetivas. O resultado do questionário prévio
indicou que 70,8% dos discentes possuem conhecimento quanto aos conceitos
estatísticos, 100% entendem o motivo de se calcular os parâmetros estatísticos e
95,8% souberam definir um resultado experimental confiável. Os três estudos de
caso tratavam-se de ensaios não confiáveis. Mesmo que discutido na aula expositiva
e obtido bons resultados no questionário prévio, houve uma parcela de discentes
que julgaram os estudos de caso, erroneamente, como confiáveis. Todavia, para dar
base ao julgamento e eliminar possíveis respostas baseadas na aleatoriedade, uma
das questões dos estudos de caso buscou realizar afirmações de pontos chaves
sobre conceitos abordados relacionando-os aos estudos com a intenção de justificar
a não confiabilidade dos mesmos. Os resultados comparados mostraram que, no
estudo de caso 1, 96% dos discentes que julgaram corretamente, apenas 39,1%
souberam justificar sua resposta. Nos estudos de caso 2 e 3, dos 75% dos
discentes, apenas 55,6% e 61,1%, respectivamente, apresentaram sucesso na
justificativa. Diante dos resultados, foi possível analisar que dos 8 discentes que não
obtiveram êxito total no questionário, 5 deles julgaram e justificaram corretamente o
primeiro estudo de caso, 3 deles o segundo estudo de caso e 2 deles o terceiro
estudo de caso sendo um indicativo de que a aula expositiva teve efeito sobre a
construção do conhecimento desses discentes.