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Estudo de caso na área de ensino de metrologia básica aplicado ao ensino médio técnico em química.

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Trabalho de Conclusão de Curso - Matheus Schuengue Pimentel (4.331Mb)
Data
2020
Autor
Pimental, Matheus Schuengue
Metadata
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Resumo
Atualmente, segundo Baker (2016), há uma “crise de reprodutibilidade” nos resultados científicos. Embora afirme que a Química é uma das áreas mais confiáveis, ainda há uma parcela de publicações que apresentam baixa análise estatística em seus resultados finais. Foca-se na Química Analítica, uma ciência que tem como finalidade identificar e quantificar um ou mais analitos presentes em amostras, utilizada em diversas pesquisas experimentais. Com isso, torna-se trivial garantir a integridade destes resultados obtidos através da aplicação dos conceitos de Metrologia Química e das Boas Práticas de Laboratório (BPL). Para tornar possível desenvolver essa noção nos futuros profissionais da Química, utilizou-se da ferramenta de estudos de caso para contemplar o desenvolvimento do olhar crítico, capacidade de decisão e aplicação dos conceitos específicos em um determinado problema. Sendo assim, o presente trabalho teve como foco auxiliar os discentes no processo de construção do conhecimento quanto aos conceitos de Metrologia Básica e BPL na disciplina de Química Analítica. O trabalho foi desenvolvido com os alunos do 6o período do curso técnico em Química do Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Duque de Caxias. Neste contexto, os alunos foram submetidos a aplicação de questionário prévio, aula expositiva e estudos de caso. Na primeira etapa, aplicou-se um questionário contendo três perguntas objetivas abordando os seguintes tópicos: conceitos de exatidão e precisão, importância de se expressar os resultados estatísticos e a definição de resultado experimental confiável. A segunda etapa foi uma aula expositiva sobre os conceitos de estatística e questões de Boas Práticas de Laboratório relacionadas a confiança dos resultados. Como última etapa foram distribuídos três estudos de caso abordando a técnica de análise titulométrica. As abordagens foram sobre as práticas de: quantificação de cloreto de sódio, peróxido de hidrogênio e cálcio. No estudo de caso foram apresentados aos discentes o procedimento experimental, a descrição das ações do operador, os dados experimentais e três questões objetivas. O resultado do questionário prévio indicou que 70,8% dos discentes possuem conhecimento quanto aos conceitos estatísticos, 100% entendem o motivo de se calcular os parâmetros estatísticos e 95,8% souberam definir um resultado experimental confiável. Os três estudos de caso tratavam-se de ensaios não confiáveis. Mesmo que discutido na aula expositiva e obtido bons resultados no questionário prévio, houve uma parcela de discentes que julgaram os estudos de caso, erroneamente, como confiáveis. Todavia, para dar base ao julgamento e eliminar possíveis respostas baseadas na aleatoriedade, uma das questões dos estudos de caso buscou realizar afirmações de pontos chaves sobre conceitos abordados relacionando-os aos estudos com a intenção de justificar a não confiabilidade dos mesmos. Os resultados comparados mostraram que, no estudo de caso 1, 96% dos discentes que julgaram corretamente, apenas 39,1% souberam justificar sua resposta. Nos estudos de caso 2 e 3, dos 75% dos discentes, apenas 55,6% e 61,1%, respectivamente, apresentaram sucesso na justificativa. Diante dos resultados, foi possível analisar que dos 8 discentes que não obtiveram êxito total no questionário, 5 deles julgaram e justificaram corretamente o primeiro estudo de caso, 3 deles o segundo estudo de caso e 2 deles o terceiro estudo de caso sendo um indicativo de que a aula expositiva teve efeito sobre a construção do conhecimento desses discentes.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/774
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

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