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Pelo não silenciamento: ecoar das vozes de futuros professores de química sobre a educação de jovens e adultos.

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Trabalho de Conclusão de Curso - Jessica Passos Barreira (1.712Mb)
Data
2021
Autor
Barreira, Jessica Passos
Metadata
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Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocupa lugar marginalizado em muitas formações acadêmicas, inclusive na formação de futuros professores de Química. Tendo como premissa a importância de se refletir sobre esse assunto desde a formação inicial, tem­se como objetivo, nesta pesquisa, mapear o lugar que a EJA ocupa na formação de futuros professores de Química do Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias (IFRJ CDUC), a fim de se responder a seguinte pergunta: qual lugar ocupa a EJA na formação dos licenciandos em Química do IFRJ CDUC? Justifica­se a escolha do tema por dois principais motivos: a carência de pesquisas em EJA na formação inicial de professores de Química, dados constatados por meio da pesquisa bibliográfica realizada; e as inquietações que movem a pesquisadora, a partir de suas práticas e vivências com essa específica modalidade de ensino. Para tal investigação, o principal instrumento de coleta de dados foi um questionário produzido no Google Forms, com perguntas abertas e fechadas, a ser analisado em uma abordagem qualitativa de pesquisa. A partir da constatação de que não há na grade curricular da Química no IFRJ CDUC uma disciplina obrigatória sobre a EJA, tendo como resposta do questionário 93,1% afirmando que não se considera preparado para lidar com as especificidades da EJA e ao observar a nuvem de palavras formada a partir da reflexão feita pelo questionário, em que as palavras usadas para descrever o lugar da EJA foram, entre outras, destaco “nenhum”, “inexistente”, “segundo plano”, traz a reflexão proposta na pergunta de pesquisa e nos leva a defender a inclusão da EJA como uma disciplina obrigatória na grade da Licenciatura em Química do IFRJ CDUC como um processo reparatório com os alunos e os futuros professores de Química, já que a EJA requer reflexões dadas as suas particularidades e seu histórico de luta na garantia dos direitos à Educação.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/768
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

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