Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-04-08T19:37:08Z
dc.date.available2024-04-08T19:37:08Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationNUNES, Márcia Regina de Moura. A aprendizagem no ensino de ciências na temática solo a partir da utilização da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental.2023. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Nilópolis, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/751
dc.description.abstractNesta pesquisa propomos investigar a aprendizagem no Ensino de Ciências no conhecimento sobre a temática Solo e a utilização da Literatura Infantil como meio para promover associações interdisciplinares com os conhecimentos das áreas de Ciências com a área da Linguagem, considerando que contribui para a apreensão do conhecimento com o estímulo da imaginação e da fantasia. Com o objetivo de investigar se as aprendizagens ocorrem no Ensino de Ciências, por meio de associações dos conteúdos sobre o Solo e a Literatura Infantil, que suscita o imaginário e a fantasia, de modo a estabelecer analogias ao conhecimento científico e a interdisciplinaridade, a pesquisa se justifica a partir da utilização da Literatura Infantil como elemento de interlocução, com significação e compreensão da aprendizagem pelo estudante no processo de Ensino de Ciências como objeto didático de ensino-aprendizagem, o que contribui para a apreensão do conhecimento por parte do aluno. A pergunta de pesquisa que norteia a pesquisa é: “Como a Literatura Infantil, compondo-se como objeto didático de ensinoaprendizagem, pode contribuir para a aprendizagem no Ensino de Ciências no 3º ano do Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental no tema Solo a partir de uma Sequência Didática?”. O referencial teórico baseia-se nos autores Carvalho (1997, 2018), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) e Sasseron (2015), acerca do Ensino de Ciências. Tardif (2002) e Nóvoa (2009) para discussão sobre saberes docentes e formação de professores. Zilberman (2008) e Piassi (2015) sobre o Ensino de Ciências e a Literatura Infantil. Vygotsky (1991, 2010), para a Teoria da Aprendizagem Sociointeracionista, e Zabala (1998), para a construção da Sequência Didática como estratégia para o ensino-aprendizagem. Reggio Emilia (1945) para a fundamentação da metodologia. A pesquisa é de abordagem qualitativa e, quanto ao objetivo, é de cunho descritivo associado à metodologia da Documentação Pedagógica de Reggio Emilia (1945) para coleta e análise de dados, que são registros de desenhos das atividades do cotidiano escolar. Utilizamos a proposta da Literatura Infantil para estímulo do raciocínio no Ensino de Ciências sobre o Solo, com a participação dos alunos nos diálogos e argumentações, para estabelecer as relações com a aprendizagem na construção do conhecimento. O produto educacional gerado apresenta-se como uma Sequência Didática articulada com a Literatura Infantil. O público-alvo da pesquisa é composto por 15 alunos da classe do 3 o ano do ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental em uma unidade escolar pública do Município de Duque de Caxias. As atividades realizadas serviram como arcabouço para a análise da aprendizagem e das associações do conteúdo proposto com a literatura e como fio condutor para apreensão dos conhecimentos do conteúdo de Ciências, para reflexão sobre a prática educativa e como material disponível para acesso aos professores desse nível de ensino. A pesquisa demonstrou o alcance da aprendizagem sobre o Solo a partir da utilização da Literatura Infantil nas aulas de Ciências com a Sequência Didática na construção dos conceitos, estímulo do raciocínio para as associações e apreensão do conhecimento, na medida em que os alunos demonstraram a apropriação desses conceitos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectSolospt_BR
dc.titleA aprendizagem no ensino de ciências na temática solo a partir da utilização da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.contributor.authorNunes, Márcia Regina de Moura
dc.contributor.author
dc.typedissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples