A aprendizagem no ensino de ciências na temática solo a partir da utilização da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
Nesta pesquisa propomos investigar a aprendizagem no Ensino de Ciências no
conhecimento sobre a temática Solo e a utilização da Literatura Infantil como meio
para promover associações interdisciplinares com os conhecimentos das áreas de
Ciências com a área da Linguagem, considerando que contribui para a apreensão
do conhecimento com o estímulo da imaginação e da fantasia. Com o objetivo de
investigar se as aprendizagens ocorrem no Ensino de Ciências, por meio de
associações dos conteúdos sobre o Solo e a Literatura Infantil, que suscita o
imaginário e a fantasia, de modo a estabelecer analogias ao conhecimento científico
e a interdisciplinaridade, a pesquisa se justifica a partir da utilização da Literatura
Infantil como elemento de interlocução, com significação e compreensão da
aprendizagem pelo estudante no processo de Ensino de Ciências como objeto
didático de ensino-aprendizagem, o que contribui para a apreensão do
conhecimento por parte do aluno. A pergunta de pesquisa que norteia a pesquisa é:
“Como a Literatura Infantil, compondo-se como objeto didático de ensinoaprendizagem, pode contribuir para a aprendizagem no Ensino de Ciências no 3º
ano do Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental no tema Solo a partir de uma
Sequência Didática?”. O referencial teórico baseia-se nos autores Carvalho (1997,
2018), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) e Sasseron (2015), acerca do
Ensino de Ciências. Tardif (2002) e Nóvoa (2009) para discussão sobre saberes
docentes e formação de professores. Zilberman (2008) e Piassi (2015) sobre o
Ensino de Ciências e a Literatura Infantil. Vygotsky (1991, 2010), para a Teoria da
Aprendizagem Sociointeracionista, e Zabala (1998), para a construção da Sequência
Didática como estratégia para o ensino-aprendizagem. Reggio Emilia (1945) para a
fundamentação da metodologia. A pesquisa é de abordagem qualitativa e, quanto ao
objetivo, é de cunho descritivo associado à metodologia da Documentação
Pedagógica de Reggio Emilia (1945) para coleta e análise de dados, que são
registros de desenhos das atividades do cotidiano escolar. Utilizamos a proposta da
Literatura Infantil para estímulo do raciocínio no Ensino de Ciências sobre o Solo,
com a participação dos alunos nos diálogos e argumentações, para estabelecer as
relações com a aprendizagem na construção do conhecimento. O produto
educacional gerado apresenta-se como uma Sequência Didática articulada com a
Literatura Infantil. O público-alvo da pesquisa é composto por 15 alunos da classe do
3
o ano do ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental em uma unidade escolar
pública do Município de Duque de Caxias. As atividades realizadas serviram como
arcabouço para a análise da aprendizagem e das associações do conteúdo proposto
com a literatura e como fio condutor para apreensão dos conhecimentos do
conteúdo de Ciências, para reflexão sobre a prática educativa e como material
disponível para acesso aos professores desse nível de ensino. A pesquisa
demonstrou o alcance da aprendizagem sobre o Solo a partir da utilização da
Literatura Infantil nas aulas de Ciências com a Sequência Didática na construção
dos conceitos, estímulo do raciocínio para as associações e apreensão do
conhecimento, na medida em que os alunos demonstraram a apropriação desses
conceitos.
Collections
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Kits experimentais de baixo custo para o ensino de química: uma proposta para escolas da rede pública.
Vieira, Camille Delfino (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)Tradicionalmente, a apresentação dos conceitos de química vem sendo feita de maneira abstrata e desvinculada da realidade dos estudantes, ocasionando um desinteresse em aprender. Educadores têm proposto diferentes ... -
Análise das políticas de currículo para o Ensino de Ciências da Natureza na formação inicial de professores do curso de Ensino médio, modalidade normal.
Freitas, Fernanda de Jesus dos Santos (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-12)Do ensino jesuíta ao curso normal nível médio, a formação de professores para as séries iniciais passou por diversas modificações. Atualmente, a preferência do nível superior para professores das séries iniciais ameaça ... -
Jogo digital interdisciplinar: matemática e educação ambiental: uma produção na plataforma Scratch
Santos, Julia André dos (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)A proposta dessa pesquisa foi a criação de um jogo educativo digital utilizando os conceitos dos números inteiros associados com a temática da Educação Ambiental, para o Ensino Fundamental 2. Para análise do jogo, foi ...